Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2013 - 07:10

Rock in Rio: parceiros mais sustentáveis são premiados

A entrega do Prêmio Atitude Sustentável ocorreu no intervalo dos shows do Palco Mundo.

O Rock in Rio entregou no dia 21 de setembro (sábado), o prêmio Atitude Sustentável aos parceiros que melhor se enquadraram ao Plano de Sustentabilidade desenvolvido pela organização do festival. Idealizado para premiar as atitudes sustentáveis adotadas dentro da Cidade do Rock, o título tem como objetivo promover as boas práticas ambientais, sociais e econômicas que contribuam para um desenvolvimento sustentável. As marcas vencedoras Coca-Cola Brasil, Grupo Benassi e PERI Brasil foram ao Palco Mundo receber seus respectivos troféus.

Na categoria stand, a Coca-Cola Brasil ganhou pela segunda vez consecutiva por ter um espaço com baixo índice de geração de resíduos, construído com garrafas pet, lonas de material reciclado e madeiras que haviam sido usadas em depósitos de refrigerantes. Além disso, a empresa, por meio do Instituto Coca-Cola, promove diversas ações socioambientais. "É uma grande honra receber esse prêmio pelo segundo ano. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil não só durante o Rock in Rio, mas na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. Estamos trilhando o caminho e vamos acelerar ainda mais nosso passo, procurando ser a cada dia mais e mais sustentáveis", diz Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil.

Já na categoria loja, o Grupo Benassi, que pela primeira vez participa do Rock in Rio, levou o prêmio por construir seu espaço com madeira proveniente de reflorestamento, utilizar lâmpadas do tipo LED e copos biodegradáveis. Os produtos vendidos na loja do grupo, localizada na Rock Street, incentivam uma alimentação saudável e não são embalados em recipientes plásticos. Outro dado importante é que as frutas e os sucos excedentes serão doados ao banco de alimentos do CEASA. "Estamos há mais de 60 anos no mercado como fornecedores de frutas para grandes redes de supermercado, mas participar do Rock in Rio sempre foi um sonho, ainda mais em uma ação que nos coloca frente a frente com nosso público final e, ainda por cima, ganhar um prêmio tão importante. Nada tem mais a ver com saúde do que a sustentabilidade", diz Caroline Scarpinelli, diretora de marketing da empresa.

A PERI Brasil - filial da multinacional alemã PERI Gmbh, presente em mais 70 países, e com 44 anos de atuação no mercado de formas, escoramentos e andaimes -, responsável pela estrutura dos palcos e das passarelas da Cidade do Rock, ficou com o prêmio na categoria fornecedores por utilizar produtos certificados, evitar o uso de produtos químicos ou que tenham a necessidade de solda, evitando o desperdício de eletricidade, e por possuir um setor interno especializado em práticas sustentáveis para cumprir rigorosas normas internacionais nesta área. "Termos a oportunidade de participar do Rock in Rio pela oitava edição consecutiva e ter nosso trabalho reconhecido pela organização do festival é motivo para continuarmos a acreditar no que estamos fazendo em prol de um mundo melhor", relatou Helcio Moraes, gerente da filial do Rio de Janeiro.

O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo, contando com 12 edições realizadas no Brasil (1985, 1991, 2001 e 2011), Portugal (2004, 2006, 2008, 2010 e 2012) e Espanha (2008, 2010 e 2012). O festival reuniu 6.511.300 de espectadores, que aplaudiram ao vivo, 968 artistas que passaram pelo evento. Foram mais de 980 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores, em 200 países pela TV e pela internet.

O Rock in Rio também coleciona recordes nas redes sociais, tendo atualmente mais de 10 milhões de seguidores em todo o mundo - o maior na categoria de festivais de música.

Utilizando a música como linguagem universal, que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções e causas socioambientais. Um de seus pilares de comunicação é o projeto social Por Um Mundo Melhor. Criado em 2001, no Rio de Janeiro, o projeto já beneficiou milhares de pessoas, no Brasil, em Portugal, na Espanha e em diversos outros países, a partir dos investimentos provenientes da venda de ingressos do evento e das ações promovidas com seus parceiros, que somam US$ 16,6 milhões. Entre as ações desenvolvidas estão a plantação de 119 mil árvores; a construção de uma escola na Tanzânia e de um centro de saúde no Maranhão. O Rock in Rio também formou 3.200 jovens no ensino fundamental, no Rio de Janeiro; colocou 760 painéis solares em escolas de Portugal; montou 14 salas sensoriais em ONGs para atender crianças com deficiências mentais e visuais, dentre muitas outras iniciativas. Em 2011, as ações do projeto "Por Um Mundo Melhor" tiveram como mote principal a música como alicerce na formação dos jovens. Através da mobilização da população e de seus parceiros, foram doados 2.200 instrumentos musicais para mais de 150 ONG?s de todo o Brasil que trabalham a música como ferramenta de educação; 10 salas de música instaladas em escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e formação de 30 professores a partir da metodologia "O Passo"; e 40 jovens foram formados em assistentes de luthier (profissionais especializados na confecção e manutenção de instrumentos musicais).

Além disso, desde 2006, o Rock in Rio se compromete a compensar 100% das emissões de CO2 do evento ? processo auditado por uma consultoria externa ? e a implementar um amplo plano de gestão de resíduos, além de ter investido num plano de redução de emissões, que incluiu um plano de sustentabilidade para a organização, patrocinadores e fornecedores, o qual é aperfeiçoado a cada edição e utilizado até hoje em todos os países onde é realizado, e um prêmio que pretende distinguir os parceiros com uma atitude mais sustentável no Rock in Rio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira