Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2013 - 08:08

Banco do Brasil anuncia expansão do CCBB Brasília, com novo museu

O projeto “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania” prevê expansão de áreas expositivas e realização de obras de infraestrutura no edifício Tancredo Neves e seu entornos.

Para marcar a passagem de seu 205º aniversário, no próximo mês, o BB vai lançar em Brasília o projeto “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania”, que deverá ocupar mais instalações do edifício Tancredo Neves, onde hoje funciona o CCBB da Capital Federal, além de se expandir para áreas do entorno do prédio - obra de Niemeyer considerada um dos marcos arquitetônicos da cidade-sede da Organização.

A base conceitual do projeto integra memória, preservação do patrimônio, e oferta de novas dinâmicas interativas que caracterizam os espaços expositivos modernos, com participação cada vez maior do público e atendimento qualificado aos visitantes. Já as etapas físicas de expansão contemplarão, no futuro, entrega de área completa de vivências culturais, de lazer e de entretenimento.

Acervos - O núcleo do projeto é uma exposição permanente dividida em três módulos – História, Cultura e Cidadania, e Inovação - que irão reunir importantes acervos nas áreas de numismática, artes visuais, documentação, mobiliário e equipamentos, além de ícones de projetos sociais da Fundação Banco do Brasil.

No módulo Inovação, por exemplo, a ideia é criar espaços interativos, que vão proporcionar ao público a experimentação de novos conceitos e tecnologias relacionadas à indústria bancária. Já no módulo História, o acervo do Banco contribuirá com obras de grande valor que registram não apenas a trajetória da Instituição, mas também marcos importantes da formação histórica e econômica do País. O Banco de hoje, suas principais conexões simbólicas com o mundo do esporte, da cultura e dos grandes movimentos sociais do País estará no módulo Cultura e Cidadania.

O investimento previsto na curadoria e montagem da exposição permanente é de cerca de R$ 5,5 milhões. Em projetos e obras físicas de infraestrutura, o valor estimado do investimento é da ordem de R$ 3,5 milhões.

A entrega da primeira etapa do “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania” está prevista para o próximo aniversário de Brasília, dia 21 de abril do ano que vem. Ainda em 2014, no mês de outubro – quando os Centros Culturais Banco do Brasil irão comemorar seu 25º aniversário – está prevista o final da etapa seguinte de implementação dos módulos do Museu. Os trabalhos envolvem planejamento, diagnóstico dos acervos, plano museológico, assessoramento e acompanhamento técnico e museológico às obras de infraestrutura, que antecedem a realização do projeto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira