Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2007 - 09:27

PLANSEQ destina R$ 3 mi para formação de mão-de-obra no setor de software

Governos estaduais, municipais, entidades e instituições privadas de seis estados brasileiros receberão os recursos do Plano.

O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Plano Setorial de Qualificação (PLANSEQ), libera até o fim do ano R$ 3 milhões para projetos de capacitação de mão-de-obra no setor de software. Os recursos, oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), serão destinados a cursos de qualificação técnica de 300 horas, em seis estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Em contrapartida, as instituições e governos beneficiados destinarão o mesmo montante. “O PLANSEQ para o setor de software é um ‘projeto-piloto’, cujos resultados serão avaliados e servirão de baliza para a expansão do programa a todo território nacional em 2008”, declarou o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, Sérgio Vidigal.

O PLANSEQ Software é fruto das reuniões realizadas ao longo de 2007 pelo Ministério do Trabalho com a colaboração da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), entidades setoriais como Assespro, Brasscom, IBCD, Fenainfo e Fenadados, e representantes dos governos federal, estadual e municipal. A ABDI ficou responsável por levantar as carências de mão-de-obra do setor, identificando as demandas por profissionais, áreas de atuação e linguagens de programação prioritárias, e a carga horária dos cursos. Depois consolidou essas informações para a instituição do ‘piloto’. “A qualificação profissional na área de TI é de extrema relevância para a competitividade do setor, cuja demanda anual é de 40 mil profissionais”, destaca Gilberto Lima Jr., coordenador da Estratégia Nacional em TICs da ABDI.

Entidades, instituições privadas e órgãos estaduais e municipais presentes às reuniões vão submeter os projetos ao Ministério do Trabalho para a qualificação de 4.500 alunos, visando o preenchimento das vagas de emprego em curto prazo (veja quadro). “A iniciativa vai ao encontro da Política Industrial do País, na qual o setor de software é considerado prioritário”, conclui Lima.

PLANSEQs – Caracterizam-se como um espaço de integração entre políticas de desenvolvimento e emprego, em particular a intermediação de mão-de-obra, a qualificação social e profissional e a certificação profissional, tendo articulação direta com oportunidades de ocupação de novos empregos gerados. Os Planos são gerenciados pelo Departamento de Qualificação da Secretaria de Políticas Públicas e Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (DEQ/SPPE/MTE) e são parte integrante do Plano Nacional de Qualificação (PNQ).

Cursos PLANSEQ Software – Piloto 2007/2008 (início), abaixo os estados e vagas: Bahia – 661 | Distrito Federal – 300 | Espírito Santo – 140 | Rio Grande do Sul – 662 | Paraná - 661 | São Paulo – Araraquara – 350 | São Paulo – São José do Rio Preto - 157 | São Paulo – Campinas – 200 | São Paulo – Hortolândia – 300 | São Paulo – Capital -. 1.000. | Site: www.abdi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira