Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2013 - 08:48

Exposição de Alfredo Andersen chega ao Rio de Janeiro


Entre as importantes obras do “pai do impressionismo brasileiro” está “Paisagem de Santa Tereza”, de 1925.

Ele foi responsável pela formação de uma geração de pintores brasileiros entre 1892 a 1935. Retratou com singularidade melancólica personalidades, paisagens e cenas do cotidiano local afetado pela luminosidade das terras tropicais. Não é atoa que é considerado o “pai do impressionismo brasileiro”. Por tamanha contribuição, o artista norueguês Alfred Emil Andersen possui até museu em sua homenagem na cidade de Curitiba, no Paraná. Desde o dia 4 de setembro, porém, parte deste significativo legado também pode ser apreciado de perto pelo público carioca com a exposição Andersen volta ao Rio – em cartaz no Centro Cultural Correios até 6 de outubro.

Paisagem de Sta. Tereza – 1925 – óleo sobre tela – Museu Alfredo Andersen

Desde 1984 o Rio de Janeiro não recebia as obras do renomado pintor norueguês que observou com peculiaridade a natureza e o povo brasileiro. Com o intuito de aproximar dos cariocas esta importante produção, é que, mais de 30 anos depois, uma exposição do artista volta à cidade. São 55 telas cedidas por seis colecionadores e oito instituições. Entre as obras, estão registros de sua passagem pelo Rio de Janeiro – é o caso de “Paisagem de Santa Tereza”, de 1925 (imagem anexada).

A iniciativa da exposição Andersen volta ao Rio veio da Sociedade dos Amigos Alfredo Andersen, em parceria com o Consulado Geral da Noruega e o Museu Alfredo Andersen. A mostra tem a curadoria da artista plástica Amarílis Puppi, que ressalta a relevância do acervo: “trata-se de um artista que nos legou obras que transcendem fronteiras. A exposição das obras de Andersen no Centro Cultural Correios propicia a visão da importância desse artista para a formação da cultura estética pátria”.

Exposição Andersen volta ao Rio,no Centro Cultural Correios, Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro do Rio, até 6 de outubro. Entrada franca. Mais informações: (21) 2253-1580.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira