Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2013 - 08:48

Construtoras investem na automação como atrativo para vender novas unidades


Tecnologias oferecidas variam de acordo com características dos empreendimentos e agradam os clientes.

Com a rotina cada vez mais agitada das grandes cidades, a praticidade dentro de casa acaba se tornando um fator importante para muitos. De olho nesta realidade, incorporadoras e construtoras têm investido em equipamentos de automação residencial em seus novos projetos, com o objetivo de oferecer um atrativo a mais para seduzir novos clientes que buscam soluções mais personalizadas. O modelo de solução tecnológica entregue pelas construtoras varia de lançamento para lançamento, levando em conta as características de cada empreendimento. Mas é possível encontrar serviços voltados para quem busca conforto, versatilidade e segurança. Com o simples gesto de pressionar uma tecla.

Com a automação de ambientes é possível, por exemplo, controlar a abertura e fechamento de portas e cortinas; deixar a iluminação e a temperatura interior mais aconchegante; e monitorar a casa à distância, por meio de imagens acessadas no computador. Vale lembrar que a tecnologia é uma importante aliada para o uso racional da energia elétrica, pois existem soluções que permitem controlar as luzes e equipamentos instalados no imóvel, inclusive à distância, por meio do tablet ou smartphone. Assim, o proprietário pode verificar, por exemplo, se esqueceu alguma luz acesa ou um equipamento eletrônico ligado, e desligar.

Uma das construtoras que adota a automação residencial como forma de oferecer um diferencial a mais ao cliente e valorizar o produto que irá colocar no mercado é o Grupo Avanço Aliados. A empresa tem dois empreendimentos em fase de construção que vão contar com um kit de soluções, que inclui fechadura biométrica (tecnologia que permite abrir a porta principal com impressão digital, por meio código ou chaves), e uma central de automação. No Magnific Style Residence, localizado na Freguesia (Jacarepaguá), empreendimento com apartamentos de dois e três quartos, e coberturas duplex de três e quatro quartos, os serviços de automação são opcionais.

Já no Marmaris Residence, no Recreio dos Bandeirantes, empreendimento com apartamentos de três quartos com suíte e varanda gourmet, e coberturas com três suítes, todas as unidades serão entregues com soluções inteligentes. Elas terão fechadura biométrica; uma central de automação, com possibilidade de controlar até 12 aparelhos eletrônicos, como home theater, TV, iluminação, cortinas e ar condicionado, por exemplo; e um aparelho de controle remoto para acionar os equipamentos integrados à central de automação. O aparelho pode ser usado de qualquer lugar da casa, substituindo os demais controles remotos.

A gerente de Marketing da empresa, Erika Moulin, lembra que, além da possibilidade de economizar no consumo de energia elétrica, o sistema de controle remoto inteligente permite conforto e praticidade aos moradores, que, se tiverem câmeras instaladas em sua residência, poderão monitorar estes equipamentos à distância, por meio de smartphone e tablet. O Grupo Avanço Aliados já está preparando o lançamento de um novo empreendimento, também em Jacarepaguá, que contará com apartamentos com fechadura biométrica.

Uso da tecnologia em áreas comuns do prédio-Se a automação residencial começa a ser vista como um diferencial importante para o cliente na hora de escolher um imóvel, quando aplicada à área comum do prédio, a tecnologia gera economia para o condomínio. Estudo da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), mostra que o gasto na instalação de sistema de automação para a área comum de um empreendimento já pronto pode ser recuperado em menos de dois anos. Isso por causa da economia gerada mensalmente com as contas de energia elétrica e água, que gira em torno de 10% ao mês.

A automação na área comum permite o comando de toda parte de iluminação, com a ajuda de sensores de luminosidade; o controle das bombas de água; a filtragem de piscinas e a irrigação de jardins. Com o sistema é possível, por exemplo, quem está na portaria, após monitorar as câmeras, acender ou apagar as luzes de espaços estratégicos, como a sala de jogos ou de ginástica, de acordo com a circulação dos moradores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira