Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2007 - 09:37

Alcoa promove cultura paraense no 5º Ciclo Multicultural, em São Paulo

A Alcoa é patrocinadora do 5º Ciclo Multicultural, organizado e promovido pelo Centro de Cultura Judaica de São Paulo. O evento faz parte do calendário de ações da entidade na capital paulista e integra culturas diversas, como é o caso de alguns integrantes das Associações Folclóricas Muirapinima e Mundurukus, que serão trazidos pela Alcoa a São Paulo para apresentar um espetáculo indígena tradicional da região Norte do País, no dia 27 de Novembro, às 19h30. Os representantes das tribos vivem no município de Juruti, localizado a 845 quilômetros de Belém, no extremo Oeste do Pará.

“Queremos mostrar um pouco da força e da cultura da Amazônia, representadas pelas tribos tradicionais de Juruti. Esse nosso apoio está inserido nos Valores da Alcoa, que incentiva e valoriza a preservação da cultura em cada unidade onde atua”, afirma Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

Com população de 34 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juruti é o município onde a Alcoa está implementando uma unidade de mineração de bauxita, baseada em intenso processo de diálogo com a comunidade e nos compromissos pelo desenvolvimento regional sustentável assumidos por meio de uma Agenda Positiva, que visam à melhora da qualidade de vida da população local.

Tribódromo - Em Juruti, assim como em todo o Pará, as tribos indígenas Mundurukus e Muirapinima são conhecidas pela tradição que representam da cultura amazônica. São atrações do Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal), que acontece todos os anos no mês Julho e está na 13ª edição. Em 2007 o evento, patrocinado pela Alcoa, teve participação de 30 mil pessoas.

Para essa festa foi construído um “Tribódromo” no município – grande arena no formato de uma canoa. É nela que as tribos Mundurukus e Muirapinima mostram as crenças e lendas da Amazônia, em apresentações com cantos, danças e alegorias. As cores das tribos Mundurukus (vermelho e amarelo) e Muirapinima (vermelho e azul) tomam conta das ruas, das fachadas das casas e até das roupas e acessórios na época da festa em Juruti.

O Festribal nasceu em 1993, substituindo o Festival Folclórico de Juruti, tradicional festa da região. Naquele ano foi criada uma dança com coreografia indígena denominada “Tribo Mundurukus”. Como não havia essa categoria no festival folclórico, em 1994 surgiu outro grupo – a “Tribo Muirapinima” para concorrer com os Mundurukus. Muirapinima é o nome de uma árvore cuja madeira era utilizada para fabricação de móveis no período colonial. Mundurukus homenageia uma tribo que deu origem à cidade de Juruti.

Programação - O 5º Ciclo Multicultural, que acontece de 26 de Novembro a 2 de Dezembro, será uma semana de intensa programação com espetáculos teatrais, dança, música, cinema, culinária, gastronomia, literatura, fotografia e artes plásticas. Com o espetáculo “Ritual da criação do mundo na visão Tupi”, os integrantes das tribos Muirapinima e Mundurukus têm apresentação programada para 27 de Novembro, às 19h30.

Centro da Cultura Judaica, Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do metrô. Estacionamento conveniado: Center Park, rua Galeno de Almeida, 148 (esquina com a rua Oscar Freire). Programação detalhada em www.ciclomulticultural.org.br. Informações adicionais: tel. (11) 3065.4333.

Entrada: 1 quilo de alimento não perecível ou um livro em bom estado. Ingressos limitados. Retirar com 1 hora de antecedência.

Perfil da Alcoa - Há 42 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial. A Companhia possui 123 mil funcionários em 44 países e integra pela sexta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de seis mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, Suriname e Caribe. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira