Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2013 - 09:56

‘Outro Sertão’ vence prêmio especial do jurí no 46° Festival de Brasília

Documentário das diretoras Adriana Jacobsen e Soraia Vilela retrata os anos vividos por Guimarães Rosa como vice-cônsul do Brasil na Alemanha nazista.

“Outro Sertão”, longa-metragem de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela”, venceu o Prêmio Especial do Júri para documentários no encerramento do 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que aconteceu na noite de ontem, no Cine Brasília. O filme acompanha a passagem do escritor João Guimarães Rosa pela Alemanha. Então vice-cônsul do Brasil, Guimarães Rosa viveu na cidade alemã de Hamburgo entre 1938 e 1942, período em que o país europeu viveu o auge do regime nazista e os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, “Outro Sertão” revela novos aspectos da biografia de um dos maiores escritores brasileiros da história.

Outro Sertão:(Brasil , 2013. 73 min) |Direção: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela |Produção executiva Beatriz Lindenberg| Fotografia: Jacob Solitrenick, Yoliswa Gärtig, Thomas Keller, Roberto Reis, Adrian Cooper, Fernando Coster e Adriana Jacobsen|Montagem: Isabela Monteiro de Castro |Produtora: Instituto Marlin Azul / Galpão Produções.

Sinopse: “Outro Sertão” é um documentário sobre a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista. O filme resgata a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, o documentário revela novos aspectos de sua biografia. Dividido em capítulos - a chegada, o amigo, o diário, o escritor, o diplomata, o alarme e a partida - o documentário rastreia os quatro anos vividos por Guimarães Rosa em Hamburgo. Imagens, em grande parte feitas por amadores alheios à estética oficial da propaganda nazista, esboçam o cenário no qual el e viveu. Trechos de cartas, contos e anotações revelam suas impressões pessoais. Documentos inéditos (alemães e brasileiros) e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Guimarães Rosa naquele período.

As diretoras: Adriana Jacobsen-É realizadora audiovisual e pesquisadora, licenciada em Letras pela UFES, graduada e mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade Livre de Berlim. Vive no Brasil e na Alemanha.

Soraia Vilela-É jornalista e tradutora, graduada em Comunicação Social pela PUC-MG e em Estudos Culturais pela Universidade Humboldt de Berlim, com mestrado em Cinema pela mesma universidade. Vive em Belo Horizonte.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira