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26/09/2013 - 10:03

Azul Linhas Aéreas compra aeronave exclusiva para fins técnico-operacionais

O monomotor Pilatus PC-12 deve reduzir em 40% o número de cancelamentos ao transportar técnicos de manutenção, peças e tripulantes nos mais de 100 aeroportos servidos pela companhia.

Chegada do novo equipamento permitirá que a Azul reduza de seis para cinco o número de aeronaves reserva em sua frota, utilizadas em situações de contingência, colocando mais um Embraer 195 em plena operação.

São Paulo – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras acaba de comprar um novo modelo de aeronave destinado exclusivamente para transporte de peças, técnicos de manutenção e tripulação de voo, que deve entrar em operação na primeira semana de outubro. Trata-se de um monomotor modelo Pilatus PC-12, com capacidade para até oito assentos e um grande compartimento de cargas. O avião deverá reduzir o número de cancelamentos em até 40%.

“Esta é a primeira vez que uma companhia aérea brasileira adquire um avião de pequeno porte para somente atender à fins técnico-operacionais. O Pilatus será utilizado para realizar a manutenção das aeronaves da frota com mais rapidez e eficiência, diminuindo os impactos de uma situação de contingência, melhorando assim o serviço prestado aos nossos Clientes”, explica Flávio Costa, vice-presidente Técnico-Operacional da Azul.

Com a chegada do monomotor, a Azul reduzirá de seis para cinco o número de aeronaves reserva em sua frota, as quais ficam paradas para atender situações de contingência. Dessa forma, a companhia poderá colocar mais um Embraer 195, com capacidade para 118 assentos, em plena operação. “O investimento feito no Pilatus, na realidade, representará uma economia significativa nos custos operacionais da companhia, uma vez que essa ação nos permite colocar mais uma aeronave comercial para atender regularmente a nossa malha aérea”, afirma Costa.

Conhecido internacionalmente por ser econômico e rápido, a aeronave de origem suíça atinge uma média de 500 km/h a uma altitude média de 30 mil pés. Caso haja necessidade de levar um grande volume de peças e ferramentas, é possível remover os assentos para ampliar a capacidade do transporte de cargas. O Pilatus PC-12 soma-se à frota da Azul, atualmente formada por jatos Embraer e turboélices ATR.

“Aeronave no chão por falta de peça é um transtorno para qualquer empresa aérea. E isso se torna ainda mais complexo quando falamos de uma operação em mais de 100 aeroportos no País. Por isso, a agilidade no transporte desses componentes e a mobilidade de nossos mecânicos são fundamentais. Há ainda o ganho no transporte de tripulação de voo para minimizar os impactos de possíveis contingências e com isso reduzir o cancelamento de nossas operações”, completa Costa.

Perfil - A Azul, companhia aérea resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas, é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 124 aeronaves, mais de 9.300 funcionários, 865 voos diários, 105 destinos servidos e mais de 30% do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Azul foi eleita em 2013 como a “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul” pela FlightStats. Em 2013, a companhia foi eleita pela Skytrax World Airline Awards como tricampeã na categoria “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul” e como a melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation, além de ter sido consagrada em 2012 pelo segundo ano consecutivo como a “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela publicação Viagem e Turismo.|www.voeazul.com.br.

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