Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/09/2013 - 10:12

Governo divulga plano de contingência para praga que atinge coqueirais

Estudos mostram que a doença já chegou às praias da Costa atlântica e algumas ilhas da América do Norte e Central.

Brasília - Para prevenir o amarelecimento letal do coqueiro, doença que ataca coqueirais, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no dia 25 de setembro (quarta-feira), Instrução Normativa que estabelece um plano de contingência para praga.

O amarelecimento letal do coqueiro é uma doença que mata as plantas em um período de 3 a 6 meses, após o aparecimento dos primeiros sintomas. A maioria das flores morre, resultando na ausência de frutos e quando os frutos são produzidos, ocorre a queda prematura.

Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador vinculado à cultura do Coqueiro da Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC), Carlos Roberto Martins, a importância socioeconômica e ambiental do coqueiro é notória. “A cocoicultura é uma atividade que gera emprego o ano todo, garantindo ocupação aos grandes contingentes humanos que migraram para as grandes, pequenas e médias cidades localizadas dentro das regiões dos tabuleiros costeiros nordestinos. Além disso, o coco é a principal cultura perene para recuperação do ecossistema que, pelo desmatamento em décadas passadas, encontra-se, em algumas microrregiões, em franca degradação”, argumentou.

Nos estudos coordenados pelo chefe do Serviço de Educação Sanitária do Mapa, Helder Moreira, observa-se que a praga já atingiu coqueirais que circundam as praias da Costa atlântica e algumas ilhas da América do Norte e Central. “Se a disseminação continuar, a praga provavelmente atingirá a Nicarágua, Costa Rica e Panamá, antes de alcançar a América do Sul”, explicou Moreira.

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), mostram que o Brasil possui cerca de 271 mil hectares cultivados com coqueiro, distribuídos, praticamente, em quase todo o território nacional com produção equivalente a dois bilhões de frutos.

O Plano de Contingência do Amarelecimento Letal do Coqueiro estabelecerá os procedimentos operacionais para aplicação de medidas preventivas e emergenciais para erradicação de focos e contenção da praga.

Cerca de 70% da produção de coco está na faixa litorânea do Nordeste e parte da região Norte do Brasil, mas nos últimos anos houve um crescente interesse por parte dos produtores de diversos estados brasileiros, considerados não tradicionais esse cultivo como, por exemplo: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. | Carol Oliveira/MAPA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira