Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2013 - 08:18

Rio Pipeline chega ao fim com mais de 2.200 visitantes

Mais de 2.200 visitantes e 950 congressistas passaram pela nona edição da Rio Pipeline Conference & Exposition 2013, que encerrou-se na quinta-feira [26/09], no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Na exposição, 150 empresas apresentaram novas tecnologias e serviços que deverão ser aplicados na indústria de petróleo e gás no Brasil nos próximos anos. “Definitivamente, a Pipeline está consolidada como um dos principais eventos do setor”, reforçou Milton Costa, secretário executivo do IBP, ressaltando que o programa Profissional do Futuro, que pela primeira vez fez parte da Rio Pipeline, foi um dos destaques desta edição, com a presença de mais de 400 jovens universitários. O evento, que voltará a acontecer na cidade de 22 a 24 de setembro de 2015, acontece em anos alternados em parceria com o IPC (International Pipeline Conference), realizado nos anos pares em Calgary, no Canadá.

Durante a cerimônia de encerramento, o Calgary Award, principal prêmio da Pipeline, foi recebido pelo engenheiro de equipamentos da Petrobras Gilmar Zacca pelo trabalho "Weldin and heat treatment of heavy wall API 5L X65 sour service pipes", também de autoria de Marcy Saturno de Menezes, Andrês Fabrício Fischdick Acuña e Edgar Schneider, da Petrobras, e Thiago Luiz da Silveira, da SACS Construção e Montagem, e Celso Ribeiro de Araújo, da ACV Tecline.

Segundo Zacca, normalmente alguns gasodutos sofrem danos por conta de um procedimento exigido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) através da norma NBR 12712. “Hoje, os dutos com mais de 1.25 polegadas de espessura precisam passar por um tratamento especial, no qual são submetidos a uma temperatura de aproximadamente 600° graus e nós provamos que isso não é necessário e que prejudica a integridade do tubo”, pontuou Zacca, que terá seu trabalho incluído na programação técnica da IPC de 2014.

Instituído em 2001 pelo IBP e pela ASME (American Society of Mechanical Engineers), essa premiação visa reconhecer o trabalho de maior contribuição técnica apresentado no evento. Além do Calgary Award, foram entregues menções honrosas para trabalhos técnicos apresentados na conferência. Ao todo, foram apresentados 224 trabalhos técnicos de 18 temas diferentes.

Também estiveram presentes no encerramento da Rio Pipeline 2013 a presidente da ASME (American Society of Mechanical Engineers), Madiha Kotb, Marcelo Rennó, da Transpetro e presidente do Comitê Organizador do evento, além de Byron de Souza, também da Transpetro e coordenador do Comitê Técnico da Pipeline.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira