Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/09/2013 - 08:27

ABF-Rio e Fagga promovem iniciativas em prol da sustentabilidade durante a Rio Franchising Business 2013

Com apoio da AFRAS, importantes ações sustentáveis serão realizadas durante e após o evento.

Rio de Janeiro – Preocupadas em investir nas práticas sustentáveis e ações de responsabilidade social empresarial entre as pequenas e médias empresas e principalmente as franquias, a ABF-Rio e a Fagga/GL Events Exhibitions, com apoio da AFRAS Associação Franquia Sustentável promoverão importantes iniciativas durante a Rio Franchising Business 2013.

A ação tem como intuito mobilizar os empresários do setor e visitantes da feira, que acontece de 26 a 28 de setembro, no Centro de Convenções Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. Haverá coleta seletiva de materiais recicláveis, que serão destinados para cooperativas da região do entorno do Riocentro, e a compensação das emissões de CO2, gerados para a realização do mesmo.

“Pela primeira vez levamos para o Rio de Janeiro a metodologia já testada e consolidada na maior feira de franquias do mundo, que acontece anualmente em São Paulo”, afirma Claudio Tieghi, presidente da AFRAS. Segundo ele, esse é um grande legado que o franchising deixa para a cidade do Rio de Janeiro, que recebe um número cada vez maior de eventos. “Fizemos questão de respeitar os aspectos de compensação local e de incentivar a geração de trabalho e renda na própria região”.

Este ano, houve um aumento de 12% no número de expositores e uma estimativa de público 10% acima do fluxo de visitantes de 2012. Para minimizar o impacto ambiental causado pela realização do evento, as entidades farão a coleta seletiva, em parceria com a BR+10, empresa de Gestão Ambiental especializada em gestão de resíduos. Já a Personal CO2 será a responsável pela compensação de 100 toneladas de emissões de CO2 com o plantio de árvores nativas dentro do Estado do Rio de Janeiro, melhorando assim a biodiversidade.

“Ser sustentável não significa apenas ter iniciativas em prol do meio ambiente ou ter um forte investimento social. Significa também, e principalmente, ter a sustentabilidade na gestão, nas decisões e nas atitudes do dia a dia.” Romualdo Ayres, Diretor de Sustentabilidade da ABF-Rio.

Além da coleta seletiva do lixo, a Rio Franchising Business utilizará metros de carpete reciclado, feito a partir de garrafas PET, para acústica e revestimento do piso do pavilhão do Riocentro. O evento usará ainda lonas e tintas ecológicas (lona Discovery-2 - 440 GSM impresso em tinta Eco Solvente marca Tech Ink e Látex marca HP) para a confecção de toda a comunicação visual, como painéis, módulos de parede, banners, sinalização interna de publicidade e merchandising. No espaço, também estará em funcionamento uma Estação de Tratamento de Água e Esgoto que permitirá o tratamento de 340m³ de esgoto por dia.

Após a feira, todo material de comunicação visual será doado para ONGs que o transformará em bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros produtos. Essas ações fazem parte do programa global de responsabilidade ambiental Think Green (Pense Verde) que a Fagga executa. A intenção é agir no ciclo completo de um evento a fim de minimizar o impacto de sua atividade no meio ambiente.

AFRAS-A Associação Franquia Sustentável foi criada há oito anos dentro da ABF com o objetivo de promover a cultura da gestão socialmente responsável nas empresas associadas. Entre outros projetos, a AFRAS elaborou, em parceria com o Instituto Ethos, os indicadores de responsabilidade social do setor de franquias e, com a Fábrica Éthica Brasil e o Instituto Socioambiental, é responsável pelo Programa Franchising de Baixo Carbono, iniciativa que visa reduzir e compensar os gases causadores de efeito estufa provenientes do consumo de energia, combustíveis e descarte dos resíduos sólidos e orgânicos das redes de franquia.

A AFRAS também é responsável pelo Prêmio Melhores Franquias para Trabalhar, Prêmio Destaque de Sustentabilidade e incentivo dos associados nas ações de responsabilidade social realizadas durante o ano.

ABF-Rio-Com mais de 20 anos no Estado, a Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio) é uma entidade sem finalidade lucrativa, cuja missão é representar, defender e promover o sistema de franchising no Estado do Rio de Janeiro.

Ligada por filosofia e por seus estatutos à ABF Nacional, com sede em São Paulo, a ABF-RIO é juridicamente independente e tem diretoria própria que participa ativamente das atividades de planejamento e discussões com a sede paulista. Isto é um fator importante para os cerca dos 200 associados que tem o apoio de uma entidade forte e representativa, que luta pelos seus interesses no estado. Sua meta, acima de tudo, é a busca do sucesso e a seriedade do sistema de franchising, que precisa ser ético e benéfico para todas as partes envolvidas.

Fagga | GL events Exhibitions-Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, a Fagga l GL events Exhibitions é uma das maiores empresas em promoção e organização de feiras do país, responsável pela realização de mais de 20 feiras anuais. Subsidiária do grupo GL events Brasil, operação brasileira de uma das maioires empresas mundiais do ramo de eventos, a francesa GL events, a Fagga soma mais de meio século de experiência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira