Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2007 - 09:48

Parceria da Wisewood com a UFRJ gera tecnologia nacional para produção de madeira plástica

Com o apoio de uma equipe do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a fábrica de madeira plástica Wisewood inicia operações em dezembro.

A Wisewood é um exemplo bem-sucedido de parceria entre a iniciativa privada e o meio acadêmico, com resultados benéficos para a sociedade e o meio ambiente. Especializada em polímeros, a equipe coordenada pela Professora Elen Vasques Pacheco, do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA), dedicou grande parte de seus estudos na viabilização de formulações diferenciadas de madeira plástica com tecnologia totalmente nacional.

Os profissionais da Wisewood acompanharam o desenvolvimento do processo de perto e o resultado foi uma madeira plástica com características similares às da madeira natural, que alia a durabilidade e a reciclabidade do plástico à resistência mecânica, maleabilidade e capacidade de tração de alguns tipos de madeira, como carvalho e eucalipto.

“O trabalho foi muito importante, pois dentro dos preceitos de uma instituição formadora de profissionais, caso da UFRJ, foi possível desenvolver, por meio de pesquisas, uma tecnologia ambientalmente correta e que pode ser aplicada em nosso País. A geração de conhecimentos e empregos é fundamental para o desenvolvimento do Brasil”, explica Elen Vasques Pacheco, Professora Adjunta do IMA, referência nacional em pesquisas sobre gerenciamento de resíduos poliméricos. “Outro aspecto gratificante foi trabalhar com pessoas comprometidas com a produção em escala industrial de um produto que substituirá a madeira natural em aplicações nas quais não é imprescindível o seu uso, como dormentes e pallets, por exemplo”, completa a Professora Doutora Eloisa Biasotto Mano.

A madeira plástica Wisewood dá origem a produtos com durabilidade média de 50 anos, enquanto os produzidos com madeira natural nobre duram em média de 10 a 15 anos. “O nosso grande diferencial é a formulação com aditivos específicos para os resíduos plásticos, que permite a produção em grande escala para setores como ferroviário, construção civil e logística, entre outros”, ressalta Vladimir Kudrjawzew, presidente da empresa.

O executivo reforça ainda que a parceria com a UFRJ foi essencial para o desenvolvimento do produto e que também é necessário trabalhar com parceiros para estimular o processo de coleta de resíduos plásticos de composições variadas.

A Wisewood precisa coletar 1 mil toneladas de resíduos por mês para viabilizar a produção mensal de 900 toneladas de madeira plástica, capacidade atual de sua fábrica. “Com isso, contribuímos para o aumento da vida útil dos aterros, redução de desmatamentos e destinação correta dos componentes plásticos já utilizados e dispensados pela sociedade”, conclui Vladimir.

Entre os produtos a serem fabricados com madeira plástica estão dormentes para ferrovias, cruzetas para poste de transmissão de energia, pallets e tapumes, entre outros itens em avaliação.

Quem é Eloísa Mano - A Professor Doutora Eloisa Biasoto Mano nasceu em 1924 no Rio de Janeiro é responsável pela criação do primeiro Grupo de Pesquisadores em Polímeros no Brasil (1968), que deu origem ao atual Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que hoje tem seu nome. Foi a orientadora de 38 teses de mestrado e nove de doutorado.

É autora de 10 livros, já apresentou 164 conferências no País e no exterior, sendo inventora de seis patentes. Além disso, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1978 e foi a representante brasileira na Divisão Macromolecular da International Union of Pure and Applied Chemistry, IUPAC (1979-1993). Atualmente, é Pesquisadora 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e professora da disciplina Polímeros Naturais.

Quem é Elen Vasques Pacheco - Professor Adjunta do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano desde 2002, Elen Vasques Pacheco é doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros. Dedica-se à pesquisa na área de gerenciamento ambiental de polímeros. Atualmente, desenvolve projetos de avaliação do potencial de reciclabilidade do plástico; reciclagem de borracha; avaliação da degradabilidade térmica de polímeros; estudo da pirólise como ferramenta para avaliação da reciclagem energética; misturas poliméricas à base de materiais reciclados, avaliação de impacto ambiental, desenvolvimento de programas de coleta seletiva e mecanismo de desenvolvimento limpo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira