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27/09/2013 - 09:47

O olho do dono


O balcão da loja de tintas não pode ser terceirizado, o proprietário precisa acompanhar o seu dia a dia.

O mercado nacional de tintas imobiliárias cresceu ao longo do tempo em volume de vendas. O crescimento do número de lojas foi a resposta das revendas a esse movimento positivo. Porém, esse crescimento não se deu no formato de novas lojas, mas de novas redes. As lojas de tintas tradicionais passaram a ter mais participação nesse mercado crescente com a abertura de novas unidades em outros bairros e cidades.

Aqui começa um problema – só que dos bons! – para este lojista. Antes, o dono da loja de tintas mantinha um relacionamento direto com clientes e pintores na sua região. Com o crescimento em rede, aquilo que era apenas a matriz há 10 ou 15 anos, virou quatro, cinco ou mais unidades distribuídas em áreas muitas vezes distantes. O dono se desloca do balcão para a administração e vai dedicando cada vez menos tempo ao cliente. Se o aumento do volume de negócios é bom, a relação com o cliente deve ser ótima. Cuidar do cliente é cuidar do patrimônio mais valioso do varejo.

É importante que o dono da loja dedique, por exemplo, parte da sua manhã para viver o cotidiano do balcão em uma unidade diferente a cada dia. É a oportunidade de tomar conhecimento das demandas do cliente de maneira direta, sem ruídos na comunicação. Da mesma forma, o relacionamento dos fornecedores deve se dar em cada unidade e não só com a matriz. Aliás, o conceito de matriz melhora quando é pulverizado. Com sua presença constante em cada loja da rede, o proprietário poderá visualizar e quando for o caso orientar, dar bons exemplos e até corrigir procedimentos de atendimento, de vendas, padronização da identidade, entre outras ações.

A estratégia de estabelecer redes de filiais traz vantagens estratégicas como, por exemplo, a obtenção de ganhos nas negociações com fornecedores. Copiando a sabedoria do campo, pode-se dizer que o olho do dono também “engorda” os negócios das revendas de tintas.

.Por: Rafael Ferreira, Gerente de Marketing e Comunicação da Montana Química S.A.

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