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01/10/2013 - 08:00

Cervoturismo: conheça o mundo em busca de sabores únicos de cerveja

O turismo ganha uma nova modalidade, a busca por novas sensações, histórias e curiosidades sobre a produção e sabores diferentes de cerveja.

Belo Horizonte(MG) - Já pensou em viajar pelo mundo em busca de diferentes sabores de cerveja? Essa é a proposta do cervoturismo, modalidade de viagem que vem ganhando cada vez mais adeptos que encaram com seriedade o interesse por uma das principais paixões mundiais: a cerveja.

Apesar de ter uma composição bastante parecida, cada cerveja é única em cor, sabor e aroma, e para descobrir e desfrutar dessas diferenças, interessados na cultura cervejeira vêm percorrendo cidades no Brasil, e principalmente na Europa, em busca de novas sensações e curiosidades de fabricação.

Os interessados em descobrir lugares e sabores têm diversas opções. Atualmente, agências de turismo oferecem roteiros especiais que incluem, geralmente, visitas a fábricas, bares, restaurantes e lojas, guiadas por um especialista. Outra opção, com um sabor ainda mais aventureiro, é seguir as dicas de mestres cervejeiros e de blogueiros.

Há alguns anos, o roteirista e diretor audiovisual Johnnie Lustoza se interessa pelo cervoturismo, e em 2012, após voltar de um intercâmbio na Irlanda, resolveu investir profissionalmente no assunto e lançou o portal Destino Cervejeiro (www.destinocervejeiro.com.br) .

Johnnie, que já costumava documentar suas aventuras cervejeiras em seu arquivo pessoal de viagens, hoje percorre diversos locais do Brasil e do mundo em busca de uma boa cerveja e, é claro, de boas histórias. Com esses materiais em mãos, Johnnie Lustoza compartilha suas experiências, dicas e lembranças com o público. O portal Destino Cervejeiro recebe, atualmente, visitantes de 83 países, atingindo picos de até 60 mil visitantes por mês.

“O Destino Cervejeiro é um guia para os praticantes e também para os novos interessados no cervoturismo. É voltado para quem faz questão de boas cervejas, estejam elas onde estiverem”, explica Johnnie Lustoza.

O blogueiro costuma dividir o cervoturismo em dois tipos: o que o turista procura um destino especificamente com um intuito cervejeiro, seja para visitar alguma cervejaria, ir a algum estabelecimento ou evento; e um outro, quando o turista está em um destino com finalidades que não estão ligadas à cerveja em si, mas que ocasionalmente aproveita um pouco do seu tempo para se dedicar a alguma atividade cervejeira.

Johnnie Lustoza recomenda aos interessados por essa forma criativa de turismo sempre buscarem informações referentes às cervejas e cervejarias em lugares próximos. “Conhecer aquilo que está por perto é sempre a forma mais ágil e barata de se familiarizar com essa prática”, explica.

Além disso, aconselha que em suas próximas viagens os interessados procurem conhecer os estabelecimentos especializados em cervejas especiais. Informações deste tipo são fáceis de serem encontradas na internet e, caso encontrem alguma cervejaria, a dica é agendar uma visita e experimentar a cerveja produzida no local.

“Muitas cervejarias oferecem passeios completos e interativos, como é o caso da Guinness, em Dublin (Irlanda), e da Heineken, em Amsterdã (Holanda). No Brasil essa interatividade está começando a fazer parte da realidade das cervejarias, onde o visitante tem a possibilidade de provar uma cerveja saída direto da fonte”, explica.

Além disso, é possível praticar o cervoturismo durante grandes eventos especializados em cerveja, como os festivais, jantares harmonizados, feiras e beer tours, normalmente organizados por agências de turismo nas grandes cidades do sul e do sudeste. “É bom que as pessoas interessadas pelo turismo cervejeiro se arrisquem, sempre que possível, a experimentar cervejas diferentes, já que isso torna os sentidos mais apurados levando a pessoa a querer buscar cada vez mais experiências novas. Não é preciso ser um expert no assunto, basta ter a mente aberta e estar ciente de que muitas cervejas poderão agradar muito, outras irão surpreender, enquanto outras não vão atender às expectativas” , finaliza Johnnie. [www.destinocervejeiro.com].

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