Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2013 - 08:11

Professor de Harvard utiliza ferramenta brasileira para criar rede global de centros de pesquisa clínica

Registro dos centros na plataforma ViS é o início de um sistema aberto, colaborativo conectando centros de pesquisa em todo o mundo por meio de uma plataforma tecnológica comum.

Liderados pelo professor Greg Koski, da Escola de Medicina de Harvard, um grupo de especialistas se uniu para criar uma associação global em prol da pesquisa clínica. A ideia é desenvolver regras e melhorar a qualidade e a proteção aos pacientes numa escala global. Para viabilizar a iniciativa, o projeto chamado ACRES (sigla em inglês para Aliança para Excelência e Segurança em Pesquisa Clínica) vai utilizar a plataforma de tecnologia ViS, desenvolvida pelo médico brasileiro Fábio Thiers, PhD pela divisão de Ciências da Saúde & Tecnologia de Harvard e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

A ideia inicial da parceria surgiu quando os dois médicos se conheceram em Harvard, onde ambos fizeram doutorado. “Nós conversamos sobre o assunto desde 2009, antes mesmo de o ViS e o ACRES se tornarem realidade. Hoje, com a nossa tecnologia consolidada e sendo referência em pesquisa clínica, podemos ser a base ideal para esta nova aliança global”, explica Dr. Thiers.

Criado em 2010, o ViS, uma plataforma de “feasibility” online para pesquisa clinica, funciona também como uma rede social que integra mais de 400 mil centros de pesquisa em todo o mundo. A parceria com a ACRES permite não só que os centros ganhem visibilidade, mas também façam parte de uma rede de colaboração global. O objetivo é formar uma associação para centros de alta performance, parte de um sistema mundial aberto para pesquisa clínica, projetada para melhorar a segurança, qualidade e eficiência operacional dos estudos de novos medicamentos.

"Estamos orgulhosos de apoiar a ACRES. A rede permitirá aos centros compartilhar as suas capacidades e se comunicar de forma eficiente com os patrocinadores e parceiros internacionais. Ela fornece a base para que as empresas realizem pesquisas clínicas de maneira mais eficiente e sustentável, resultando em um acesso mais rápido do paciente a tratamentos médicos melhores e mais seguros", observa Dr. Thiers.

Segundo o presidente da ACRES, Dr. Greg Koski, "a visão da ACRES é a de trabalhar em colaboração com as partes interessadas para construir uma plataforma de tecnologia da informação compartilhada para a investigação clínica, garantindo a interoperabilidade e troca de dados, salvaguardando a privacidade e a segurança. Mais do que um portal, esta interface permite que os centros compartilhem as suas capacidades e se envolvam. Embora seja apenas o primeiro passo de uma longa estrada, é um marco extremamente importante".

Além do ACRES, o ViS tem parcerias com outras alianças e associações de destaque na pesquisa clínica mundial, entre elas a BIO, organização americana sem fins lucrativos que reúne 1.100 instituições de pesquisa em biotecnologia em mais de 30 países.

Organizações brasileiras interessadas em conhecer o ViS, podem entrar em contato pelo email: [email protected] ou pelo telefone: (11)99625-9330.

Como participar-Centros brasileiros e de todo o mundo estão convidados a participar da nova interface da ACRES na plataforma ViS. Para isso, precisam se inscrever na página: visresearch.com/registration/acres. O cadastro é gratuito. Ao se registrarem, os centros podem também disponibilizar informações sobre si e suas capacidades. Os dados são compartilhados com patrocinadores que realizam estudo de viabilidade (“feasibility”) online.

Os centros cadastrados também recebem gratuitamente o HCP Personal Experience and Training (PET-ABC®), uma ferramenta da empresa Health Care Point (HCP), focada em tecnologia, que permite o compartilhamento de dados profissionais e certificados de formação com os colegas, patrocinadores, entidades reguladoras e Comitês de Ética em Pesquisa para melhorar a sua eficiência operacional.

Além do valor imediato fornecido pela maior visibilidade aos patrocinadores e os sistemas de gerenciamento de dados profissionais, os centros registrados pela ACRES estarão bem posicionados para participar de iniciativas futuras da associação, incluindo o desenvolvimento e teste de padrões globais, além de novas ferramentas para melhoria de desempenho, gestão da qualidade, auditoria e monitoramento remoto baseado em risco.

O ViS Research é dedicado à otimização da pesquisa clínica mundial. A plataforma oferece dados multidimensionais para a avaliação de centros de pesquisa, permitindo que mais de 400 mil centros ao redor do mundo, divididos por doenças específicas, mostrem suas capacidades de forma eficiente. Todos os dados podem ser acessados facilmente através de visualizações interativas e ferramentas de pesquisa que conseguem responder as questões relacionadas ao planejamento de estudos clínicos numa pequena fração dos custos e tempo gastos normalmente pelos métodos convencionais. O ViS foi criado como uma empresa global em 2010. Seus times interdisciplinares interconectam mercados tradicionais e em desenvolvimento, através de escritórios regionais em Nova York, São Paulo, Mumbai e Frankfurt.[ www.visresearch.org].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira