Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2013 - 08:16

Nutricionistas da Risa dão dicas para melhorar o desempenho profissional se alimentando bem

Quando ouvimos a palavra “trabalho” muitas coisas podem surgir na mente: alegria, realização, paz, palpitação, quem sabe até mal-estar. Mas, dentro do contexto de qualidade de vida, também se encontra o trabalho, com equilíbrio claro e diversas outras atividades como alimentação saudável, exercício físico e lazer.

Um estudo britânico publicado na Annals of Internal Medicine revela que trabalhar mais que 11 horas por dia aumenta em até 66% as chances de sofrer um ataque cardíaco. Por doze anos, os cientistas acompanharam a vida de sete mil adultos entre 39 e 42 anos, medindo a probabilidade da ocorrência de um infarto. Pelo menos 10% deles afirmaram trabalhar mais que 11 horas diárias. Ao fim da pesquisa, 29 pessoas haviam morrido de infarto e 163 sofreram ataque cardíaco.

A relação de prazer com o trabalho é um fator essencial para a qualidade de vida do homem contemporâneo. Passamos a maior parte dos nossos dias dentro do trabalho, deixamos nosso lar, nossa família e amigos em detrimento do trabalho, e se não sentimos prazer com este, devemos nos atentar a essa questão, que pode nos trazer graves consequências a médio e longo prazo.Devemos repensar qual papel nosso trabalho desempenha em nossa atualidade. Perceba que se você não consegue dormir bem, se sente cansado e de mau humor diariamente, você precisa rever seus conceitos, pois o estresse é extremamente prejudicial à saúde, tanto física quanto mental.

Dicas: segundo a nutricionista Danielle Santos Nascimento, do programa de saúde alimentar Viva Melhor da Risa Restaurantes Empresariais, existem algumas formas para aliviar o estresse. “É fundamental manter uma alimentação balanceada rica em proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais. Além disso, precisamos sempre dormir bem, pois é durante o sono que produzimos a melatonina, hormônio que traz a sensação de bem estar e relaxamento”, explica. A nutricionista da Risa também ressaltou a importância de evitar bebidas estimulantes, como é o caso do café, chá preto, mate, enlatados, açúcar branco e bebidas alcoólicas. “É muito importante o consumo de água para evitar dores de cabeça e o consumo de frutas como banana e abacaxi para a produção de serotonina e de cereais integrais, leite, iogurtes desnatados, queijos, leguminosas e levedo de cerveja, pois estes são importantes fontes de Triptofano”, acrescenta.

Danielle disse ainda que o estresse prolongado atrapalha a digestão e impede uma nutrição adequada. Certos alimentos podem proporcionar a energia necessária para superar um período de estresse. “Os cardápios dos clientes Risa são elaborados com o objetivo de fornecer todos os nutrientes necessários para aumento do rendimento profissional, contribuindo assim para uma boa qualidade de vida”, finaliza.

Alguns alimentos que aumentam as reservas de energia adaptativas ao estresse: Fontes de cálcio: agrião, beterraba, brócolis, farinha láctea, feijão, queijos, soja.

Fontes de magnésio: arroz integral, alface, banana, batata, cenoura, espinafre, germe de trigo, suco de laranja, uva passa.

Fontes de ferro: arroz integral, semente de abóbora, acelga, agrião, bacalhau, fígado, gergelim, lentilha, soja, carne de vaca (evitar esta fonte) e de peru.

Fontes de vitaminas do complexo B: abobrinha, alface, abacate, abacaxi, brócolis, beterraba, batata, castanha de caju, castanha do Pará, cenoura, cerveja, espinafre, maçã, mamão, manga, tomate, uva passa.

Fontes de vitamina C: batata-doce, batata inglesa, broto de soja, chuchu, espinafre, fruta-do-conde, goiaba, limão, laranja, melão, mamão, mamão verde, mandioquinha, tangerina, vagem.

Elimine o consumo de: gordura saturada, corantes, aspartame, refrigerantes, açúcar branco, bebidas alcoólicas, carne (principalmente as vermelhas), guloseimas, etc. | Site: www.risarefeicoes.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira