Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2007 - 10:07

SAPESC comemora sucesso do 1º Fórum de Relacionamento da Propaganda Catarinense


O primeiro passo foi dado. O Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sapesc) obteve êxito na realização do primeiro fórum com o objetivo de colocar em debate dados, estratégias e principalmente a relação das agências de propaganda com veículos e anunciantes. Realizado na no dia 20 de novembro (terça-feira), o evento atraiu estudantes de Publicidade e Propaganda e profissionais da área de comunicação para o auditório da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. O resultado foi positivo e agradou aos participantes, que aprovaram a qualidades das palestras.

O coordenador do fórum e diretor executivo da regional norte do Sapesc, Paulo Egerland, reforçou o papel do sindicato e sua representatividade em Santa Catarina, a fim de criar cada vez mais uma proximidade com as regiões do estado. Atualmente, das 179 agências que constam no Cenp, 102 são associadas ao sindicato. Dentro de sua palestra, também apresentou números do mercado publicitário catarinense e o volume de investimento em propaganda. De acordo com pesquisa do Instituto Mapa, em 2006 foram investidos quase R$ 600 milhões, com um crescimento de 5,7% com relação a 2005.

A atividade publicitária e o crescimento das agências no país foi o foco da palestra de Juarez Beltrão, diretor de planejamento da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e vice-presidente de mercado do Sapesc. Juarez também reforçou a importância desse desenvolvimento como forma de aquecimento na economia. Novos postos de trabalho foram criados e, hoje, existem mais de 35 mil profissionais trabalhando em agências.

Cerca de 150 mil empregos indiretos foram gerados. Essa tendência também está evidenciada nas instituições de ensino: em média, 37 mil profissionais da área de comunicação entram no mercado anualmente.

Expondo o ponto de vista do anunciante, Amandio Barros, do marketing das Lojas Salfer, frisou em sua palestra a importância da parceria anunciante & agência. “O sucesso de uma é o sucesso de outra”, afirmou. Também ressaltou a necessidade da inovação para que a agência possa se tornar competitiva, já que o mercado encontra-se cada vez mais exigente e em constante crescimento. O diretor executivo do jornal A Notícia, Luiz Cardoso, falou sobre a precisão de profissionais qualificados e preparados para o mercado, com capacidade de agregar valor na área da comunicação. Em seu discurso falou também sobre a filosofia do Grupo RBS e a capacitação de seus executivos de contas, que são treinados para poder negociar outras mídias dentro do grupo. E finalizou o ciclo de palestras do fórum afirmando que o fundamental na relação entre anunciantes, agências e veículos é associar criatividade com resultados.

Após as palestras, foi aberto um amplo debate entre participantes e palestrantes, onde foram discutidos temas relacionados ao futuro dos meios de comunicação, estratégias de mídia, atendimento ao anunciante, qualificação dos profissionais, questões éticas, e, principalmente, o relacionamento entre os veículos, agências e anunciantes, objetivo do evento.

O evento realizado pelo Sapesc, em parceira com o Bom Jesus/Ielusc, contou com o apoio do jornal A Notícia, Grupo RBS, Associação dos Profissionais de Propaganda de Joinville (APPJ), Eldorado Propaganda, Gráfica e Editora Futura e RM Outdoor Digital. | Foto: (esquerda para a direita) Paulo Egerland, Amandio Barros, Juarez Beltrão, Luiz Cardoso

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira