Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/10/2013 - 09:08

Como agregar valor ao compensado

Saiba como a qualidade de Preservativos para cola de compensados atribui valor ao produto final.

Fatores de qualidade podem alavancar ganhos bem maiores do que algumas economias feitas com o olhar somente voltado para o menor preço de um determinado insumo. O conceito de economia é amplo e pode ser visto como ponto estratégico na condução dos negócios, com foco no mercado em que se atua. Esses fatores de perda, como o desperdício, a inconsistência e a insuficiência traduzem muito bem as possibilidades de se ganhar com a aposta na qualidade. O desperdício atrapalha o cumprimento do objetivo principal da empresa de satisfazer seu cliente. Por exemplo, o produto tem pontos positivos na perspectiva do fabricante, mas não beneficia, de fato, o cliente. Ou seja, são investidos recursos para agregar determinada característica que o cliente sequer leva em consideração.

Insuficiência é exatamente o oposto do desperdício. O produto não apresenta as características que atenderiam as necessidades básicas do cliente. Simplesmente, não cumpre seu papel. Já a inconsistência é a falta de uniformidade. Ela esconde tanto o desperdício, quanto a insuficiência. Em cada lote, os produtos apresentam características sem qualquer uniformidade, o que os torna insatisfatórios. Mesmo que sejam, eventualmente, positivas, não serão apreciadas pelo cliente. Por estas razões o conceito de economia, amplo e abrangente, merece a atenção das Indústrias de Compensados de Madeira para ser entendido e utilizado com competência e a seu favor no mercado.

Qualidade na Indústria de Compensados – Nos controles relacionados aos processos, procedimentos e rotinas de uma indústria está o segredo para alcançar e assegurar o objetivo da qualidade. Uma das melhores ferramentas para equilibrar o conceito de economia empresarial é o controle da qualidade na produção. Um bom programa de controle da qualidade é, sem dúvida, o melhor e o mais seguro processo para que a indústria consiga reduzir seus custos com desperdícios. Especialmente aqueles que se referem ao processo de tratamento da madeira.

O processo de tratamento de compensados com adição de preservativos de ação inseticida na linha de cola, quando empregado nas concentrações recomendadas e especificadas, apresentam ótimos resultados de eficiência, agregando importante valor técnico e comercial ao produto final.

A eficiência dos preservativos para linha de cola de compensados é comprovada por meio de ensaios biológicos a que são submetidos e, como podemos observar nas imagens abaixo, os resultados são bastante evidentes.

A imagem I demonstra os benefícios da adição do preservativo na linha de cola do compensado, controlando o ataque por cupins de madeira. A imagem II (corpos de prova com ataque profundo) evidencia o elevado índice de ataque dos insetos em amostra de compensado, sem tratamento na linha de cola.

Entretanto, para que os benefícios com o tratamento sejam efetivamente alcançados é de fundamental importância que o fabricante do compensado evite desperdícios e insuficiências e, esteja atento aos critérios da qualidade, tais como: . Empregar preservativos certificados pela ABIMCI através do PNQM – Programa Nacional de Qualidade da Madeira, que cumprem com os requisitos básicos como, registros junto ao IBAMA, monitoramento de processos avaliados no fabricante durante a certificação;

. Empregar os preservativos nas concentrações indicadas e especificadas, para que tenham a eficiência esperada e assim, atuem como fator de ganho na qualidade, agregando valor ao produto final;

. Explorar os benefícios obtidos com o processo de tratamento preservativo, esclarecendo o consumidor final sobre os valores agregados ao produto, fortalecendo seus argumentos de vendas e promocionais. Afinal, trata-se de um diferencial técnico que deve ser exposto ao consumidor para que ele possa reconhecer tais valores em seu produto.

Lembramos a importância de se trabalhar com foco na qualidade observada pelo cliente. A utilização de preservativos em concentrações abaixo das especificadas ou produtos não certificados, podem contribuir somente para aumentar custos de produção, pois não agregam qualquer valor para o cliente.

Fiquem atentos!.

Processos uniformes otimizam o produto final e, ao atender as necessidades do cliente, têm seu reconhecimento e conquistam sua confiança. Por isso, é tão importante e necessário estabelecer procedimentos corretos e aplicá-los como rotina.

. Por: Humberto Tufolo Netto, diretor comercial da Montana Química S.A.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira