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Lojista ainda pode ter seu melhor Natal em 2006

Ainda dá tempo de aumentar as vendas para o Natal. Depois de promover mais de 340 oficinas, exibição de vídeos e consultorias, o Sebrae-SP continua suas ações via internet. Até o dia 20 de dezembro, os interessados podem acessar o hot site do Natal Empreendedor www.sebraesp.com.br/natal_empreendedor a partir de qualquer cidade brasileira para tirar dúvidas, assistir filmes e ver apresentações sobre os temas Atendimento, Vitrinismo, Embalagens, Lidando com a Inadimplência, Trabalho Temporário, Propaganda e Marketing.

Até meados de novembro, o serviço teve mais de 23 mil acessos e mais de 2 mil downloads. Espera-se que até final de dezembro possa chegar a 30 mil acessos. “É um serviço de utilidade para a população e necessário em épocas como essa, quando não há tempo livre para cursos longos. As dicas são práticas e simples e isso ajuda a serem implantadas de imediato”, afirma Manfredo Archimor Paes, responsável pelo portal.

Hot site traz 100 dicas de Natal - Informações importantes sobre os temas abordados nas palestras e dicas sobre como proceder no pós-Natal com estoques, fidelização de clientes e política de trocas de mercadoria também já estão disponíveis no hot site.

No site, o empreendedor encontrará uma seqüência de filmes sobre os temas das oficinas, que mostram, por exemplo, como montar embalagens criativas de baixo custo ou como harmonizar sua vitrine para encantar o cliente.

Há ainda artigos, notícias e 100 dicas e idéias práticas que podem ajudar os empresários a fortalecer suas vendas no Natal. As dicas estão divididas por assuntos: comércio eletrônico, compra e venda, decoração, propaganda e marketing e recursos humanos. Em comércio eletrônico, por exemplo, o Sebrae-SP informa como criar um site que tenha audiência. Nas dicas de propaganda e marketing, uma das dicas é como investir corretamente para haver retorno nas vendas para multiplicar o investimento.

Pós-Natal - As preocupações dos comerciantes, no entanto, não terminam no dia de Natal. Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae-SP e um dos organizadores do projeto Natal Empreendedor, comenta que o maior problema é a falta de planejamento. “O planejamento permeia todos os outros itens do empreendimento e para o pós-Natal é preciso prever questões relativas à devolução de produtos, estoque parado, descontrole no fluxo de caixa e outros fatores que são contornáveis em grandes empresas, mas podem representar a quebra de uma pequena”, diz. Para isso está programada para janeiro a entrada de dicas pós-Natal no portal Sebrae-SP, que abordará esses temas.

Lojistas na contramão - Em recente pesquisa desenvolvida pelo site www.varejista.com.br, constatou-se que 44% dos lojistas em shoppings da cidade não estão preocupados com a vitrine, o que é preocupante, pois se trata da porta de entrada do cliente. “Vitrinismo, assim como outros temas abordados no site e nas oficinas, foram escolhidos a partir de uma ampla pesquisa do Sebrae junto aos empresários, quando verificamos essa carência”, diz Carrer.

O Natal foi escolhido para implementar esse projeto-piloto por diversos fatores: - é a principal data para o comércio e o resultado vai refletir no ano todo para o lojista | - é o início das férias escolares e as crianças consomem mais por ficarem mais tempo em casa | - começa o verão, com lançamentos de moda, brinquedos, produtos de praia etc. | - o 13º salário injeta dinheiro no comércio.

“Se o comerciante não aproveitar essa época para ganhar mais clientes, fidelizá-los, faturar mais para enfrentar os meses de venda mais fraca e divulgar sua loja, pode estar perdendo uma grande oportunidade de crescer”, afirma Carrer.

Oficinas do Natal Empreendedor - Entre os dias 6 e 30 de novembro aconteceram 342 oficinas, exibição de filmes de curta duração e consultorias. Durante esse período quase 11 mil pessoas foram atendidas pessoalmente. O resultado ultrapassou a expectativa inicial de 5.000 atendimentos no período. A partir desse resultado, o Sebrae-SP pretende dar continuidade ao trabalho, com novos programas a ser implementados nas principais datas do ano para o comércio.

Os temas das palestras foram atendimento ao cliente, embalagens, vitrinismo, inadimplência e contratação de temporários. A maior procura foi por atendimento ao cliente, oficinas das quais participaram não apenas os proprietários de lojas, mas também seus funcionários. Vitrinismo e embalagens também tiveram grande procura por impactar diretamente na imagem da loja.

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