Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2013 - 09:03

O estado da arte em viagens de incentivo


O setor de marketing promocional apresentou um crescimento médio de 3,5% em 2012 e espera, no Brasil, um faturamento bruto de mais de US$ 22,323 bilhões em 2013. Com destaque para ações de marketing voltadas a criar experiências absolutamente exclusivas e que não podem ser encontradas à venda em agências de viagem, as chamadas “viagens de incentivo” cada vez mais contribuem para a profissionalização dos destinos turísticos mundo afora.

Muitas vezes erroneamente tratadas como simples viagens de premiação, as viagens de incentivo têm como diferencial a capacidade de potencializar a união de equipes, melhorar a autoestima de colaboradores, aprofundar o senso de identidade entre os envolvidos e seus empregadores e, ainda, aumentar a produtividade.

O aumento dessa modalidade, e a conscientização dos gestores sobre as diferenças entre uma premiação e um simples pacote dado gratuitamente, é uma questão fundamental e que foi tratada na IMEX realizada em Frankfurt (Alemanha), a maior feira deste segmento e que visitei em maio deste ano.

Com quase 15 mil participantes, 4 mil potenciais compradores de 75 países e 3.500 empresas de 157 nações diferentes, o evento posicionou o Brasil no Top 10 dos mais aquecidos destinos em questão de vendas e trouxe lições valiosas que podem ser aplicadas à nossa realidade, a exemplo das lições de criatividade mostradas por países como a Polônia, Vietnã e Tanzânia.

Sem exageros, pode-se dizer que uma viagem de incentivo séria preza pela exclusividade e, se possível, pelo ineditismo, sendo customizada propositalmente para atingir os premiados. Um exemplo é oferecer um jantar na Muralha da China ao som da Ópera de Pequim; participar de um banquete medieval, em um castelo de verdade na Irlanda, com vestimentas da época e a mais completa tematização, inclusive, com atores profissionais; ou viver uma noite memorável embalada pelo baile dos czares num palácio em São Petesburgo (Rússia). Ou seja, é a construção de uma memória única e que não está disponível para ser comprada em um balcão de agência.

Ao mesmo tempo, é possível notar que o que conta – verdadeiramente - mais do que uma praia paradisíaca ou ponto turístico famoso, é a criatividade da proposta. A lição foi absorvida pela Polônia, que oferecia na IMEX a possibilidade de eventos customizados na Cracóvia, terra natal do papa João Paulo II.

E o Brasil com isso? Simples, nosso país esbanja opções turísticas de encher os olhos e elevar o espírito, o que já é mais do que meio caminho andado. Falta o entendimento de que não se trata de premiação e a capacidade de fazer eventos adequados a cada público. São incontáveis possibilidades, desde um almoço em plena Pinacoteca ao som da Osesp até um fim de semana de degustação de queijos e vinhos na companhia de especialistas internacionais, em uma fazenda bucólica e de arquitetura europeia em Santa Catarina.

O mercado mundial de incentivo está aquecido, a posição de destaque de destinos brasileiros no Exterior é um fato e a diversidade cultural e ambiental de nossa nação é reconhecida, junto à famosa criatividade brasileira para solucionar desafios. Esta é a receita perfeita para que destinos já famosos e outros encantadores, mas desconhecidos, possam se destacar com propostas inovadoras.

. Por: André Webber, diretor da unidade de incentivo da Tour House.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira