Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2007 - 10:44

Produtos comprometidos com ecologia são destaque da Construir 2007

A preocupação mundial com o aquecimento do planeta, com o esgotamento das reservas naturais e com o destino de resíduos industriais e domésticos já está presente na construção civil. Fornecedores cada vez mais comprometidos com o meio ambiente oferecem materiais que reciclam e aproveitam refugos ou sobras de processos industriais.

É o caso da Brarreco, "que oferece produtos 95% ecologicamente corretos", afirma Luiz Antonio Fernandez, diretor da empresa que desenvolveu um barracão de obra que agrega quatro vantagens: uso de madeira 100% proveniente de reflorestamento, menor tempo de montagem, custo 30% inferior ao de alvenaria e possibilidade de aumento e redução de tamanho apenas mudando o número de peças a serem usadas. O kit do barracão tem as paredes e piso de OSB - painel de fibras de pinus em camadas, orientadas na vertical e na horizontal, secas, coladas e prensadas -, telhas Onduline (muito leve, produzida também com fibra vegetal) e janelas de vidro.

Outra novidade com efeito visual belíssimo são as colunas e paredes de pinus fingado, que aproveita pequenos pedaços de sobras de pinus processado para exportação (madeira 100% proveniente de reflorestamento). A empresa também oferece o kit inteligente - portas prontas para construtores produzidas com esse material inovador - no qual apenas a lâmina que recobre a porta não é fruto de madeira certificada. A Brarreco foi responsável pelo fornecimento das 11 mil portas e 102 km de rodapés da Vila do Pan.

No caso das portas, que têm o mesmo custo de uma convencional, o gabarito é oferecido no início da obra e as portas são as últimas a serem entregues. Já montadas com ferragens (dobradiças e fechaduras La Fonte) e pintadas, com secagem ultravioleta, o que confere um aspecto de laca, assim como o de móveis. Isso evita manchas de tinta nas ferragens e sujeiras no final da obra. Luiz Antonio Fernandez explica que para pintar cada porta gasta 20g de tinta por metro quadrado, enquanto numa pintura tradicional com pistola são gastos 250g de tinta.

A parceria com a La Fonte permite ainda mais uma facilidade para o construtor. Segundo Alexandre Cruz, diretor da empresa, todas as portas de um prédio, por exemplo, são abertas e fechadas com a mesma chave omecha (chave mestra) e, no momento em que os proprietários abrem pela primeira vez sua nova casa, o cilindro da fechadura muda o segredo e ativa a nova e única chave do proprietário.

Às vezes são pequenas iniciativas que ganham corpo. O Projeto de Construção Civil Alternativa nasceu em Alagoas (SE), no Instituto do Bambu, onde não foi adiante. Adotado pelo município de Três Rios, Centro-Sul Fluminense, com o apoio do Sebrae/RJ, agrega cerca de 300 pessoas da comunidade e já é adotado por mais quatro cidades vizinhas e disseminado por mais uma dezena, considerando toda a cadeira envolvida no processo, que inclui produção de pré-moldados de bambu e raspas de pneu, produção de móveis e artesanato de bambu, papel e PET.

O Sistema Construtivo Pré-Moldado de Bambu é usado na etapa básica da construção – fundação, estrutura, parede e respaldo. Composto por peças de bambu pré-moduladas agrega, além do bambu, um produto renovável, as sobras de borracha decorrentes da remoldagem de pneus em substituição ao aço, por exemplo. Para se ter uma idéia, uma casa de 51 metros quadrados utiliza duas toneladas de raspas provenientes da remoldagem de dois mil pneus. Isso permite dar um destino final à raspa de pneu originário das empresas de remoldagem - atualmente são oito cadastradas-, que hoje é um passivo ambiental de grande relevância. As peças têm dimensões padronizadas, para vários usos com a vantagem de ser hidrofugante, ou seja, não agregam água ou umidade nas paredes e têm elevada capacidade de isolamento térmico e acústico. Por ser um sistema de pré-moldagem com encaixes, permite uma execução limpa, seca, rápida e de fácil acabamento. Desta forma, tanto o tempo de execução da obra, quanto o material e custo final diminuem, mantendo o padrão de qualidade.

Móveis com excelente acabamento e artesanato variado com o bambu (colheres, brinquedos, móbiles) levaram a Recicla Três Rios a ampliar o projeto de reciclagem. Garrafas PET, papéis (jornal, papelão) já estão sendo usados para móveis e artesanato. Segundo Miguel Esteves, presidente da ONG, para garantir matéria-prima, foram ministrados cursos e criados viveiros de mudas, que já estão sendo cultivadas em escala comercial por 10 fazendas da região. "Um projeto que inicialmente objetivava gerar emprego e renda para a população carente já ganha contornos de um bom negócio", comemora Esteves.

Mais conforto, beleza e economia para qualquer ambiente - Uma tinta acetinada à base de água, capaz de repelir até mesmo o mosquito da dengue, está fazendo sucesso no estande da Sherwin-Williams. Produzida em Taboão da Serra (SP), a Metalatex Repelente traz na fórmula um óleo natural, de origem vegetal, que mantém as suas propriedades por até um ano, sem necessidade de retoques na pintura. O produto não tem cheiro nem conta-indicação - a repelência se dá por contato. A durabilidade da tinta é de cinco anos.

Apesar da beleza, do poder de repelência e resistência à abrasão, o produto custa só 20% mais que as outras tintas laváveis do mercado. Com textura acetinada, a tinta pode ser encontrada nas cores azul ou rosa bebê, verde cítrico, bianco sereno, erva-doce, palha e branco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira