Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2013 - 04:59

Frankfurt 2013: Faro Editorial participa com obra de Carpeaux sobre literatura alemã

A nova editora marca presença no maior evento literário do mundo com sua primeira publicação “História concisa da literatura alemã”, obra de Otto Maria Carpeaux que divulgou e popularizou no Brasil grandes nomes como Franz Kafka e Goethe. Com lançamento em outubro, o livro da Faro Editorial inclui o capítulo “À Sombra do Muro”, de Willi Bolle (FFLCH-USP, texto que complementa o panorama da literatura alemã contemporânea ao abordar o período entre os anos 1960 a 1990.

A Faro Editorial estreia no mercado com a obra “História concisa da literatura alemã”, de Otto Maria Carpeaux. A publicação visa integrar as atividades comemorativas do Ano da Alemanha no Brasil, que teve início em julho e termina em maio de 2014. O tema do evento é justamente “Quando as ideias se encontram” e a proposta é estreitar vínculos dos dois países nas áreas de economia, ciências e cultura. Com lançamento simultâneo na versão e-book, a publicação terá distribuição nacional e poderá ser encontrada nas principais livrarias a partir do dia 4 de outubro.

Não à toa, o lançamento oficial da obra será na Alemanha, durante a Feira de Frankfurt, realizada entre os dias 9 e 13 de outubro. O Brasil é o convidado de honra no maior evento literário do mundo, completando o ano de intercâmbio entre os países.

Carpeaux, poliglota natural de Viena, chegou ao Brasil em 1939 e, para sobreviver, se lançou como jornalista, dominando o idioma português em apenas um ano. Pedro de Almeida, um dos três sócios fundadores da Faro Editorial – ao lado de Karine Pansa e Diego Drumond -- considera o ensaísta de renome mundial como “o inventor da crítica literária no Brasil”.

O livro é presenteado com um capítulo extra, escrito pelo professor Willi Bolle, que inclui mais de 20 anos da literatura alemã no livro de Carpeaux, que seguia até 1963. Bolle incluiu até o início dos anos de 1990, destacando a produção na época do muro de Berlin, que gerou uma literatura dos dois lados, que refletia esse momento específico daquela nação.

A obra-Relevante, referencial, imprescindível, o livro mostra como a literatura alemã só ganhou sua mais pujante expressão a partir dos anos 1700, detalhando a contribuição de grandes nomes como Goethe e Kafka, esse último até então praticamente desconhecido em solo verde amarelo.

Carpeaux relutou antes de aceitar a empreitada, depois reconsiderou, avaliando que o texto preencheria uma lacuna histórica. Explica: “(...) o tamanho reduzido não permite dar um panorama historicamente completo nem a exposição de pontos de vista novos. No entanto… é tão difícil encontrar uma utilizável e atualizada história da literatura alemã! (...)

De fato, o livro “História concisa da literatura alemã” superou o obstáculo do “tamanho reduzido” com a síntese e a exposição das ideias e fatos essenciais da produção literária alemã. É mais uma obra-prima de Carpeaux.

. 296 Páginas | ISBN: 978 85 624 0903 5 | Editora: Faro Editorial | Preço: 39,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira