Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2013 - 05:08

Latas de tinta do projeto tudo de cor para rio de janeiro no Santa Marta são transformadas em vasos de plantas

Oficinas de pintura de latas vazias para moradores da comunidade acontecem em outubro.

Rio de Janeiro – Com a chegada da primavera, o projeto Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta, da Tintas Coral, reaproveitará as dezenas de latas vazias de tintas utilizadas na pintura das casas da comunidade para a confecção de vasos de plantas para os moradores. As oficinas de reciclagem, ministrada por uma artesã local, serão oferecidas de graça para os moradores nos dias 09 e 14 de outubro, na creche UNAPE, localizada na entrada da comunidade, com o objetivo de reaproveitar itens que seriam jogados no lixo e contribuir para o processo de revitalização da região.

A moradora Sonia Maria, 50 anos, uma das criadoras do Costurando Ideais, grupo de mulheres artesãs do Santa Marta, ensinará aos participantes da oficina a criar vasos de plantas originais a partir das latas de tinta para decorarem as entradas e jardins das casas. “Quando criança, minha mãe pegava as latas furadas que não serviam mais para carregar água e transformava em vasos. Hoje não precisamos mais carregar água aqui no morro. E as latas vazias do projeto da Coral podem se transformar em lindos vasos de flor, como fiz com uma delas”, explica Sonia. Ainda jovem, ela aprendeu a costurar e pintar objetos nas oficinas oferecidas pelas freiras jesuítas na comunidade.

Desde então, Sonia desenvolve sua arte a partir do reaproveitamento de materiais. “Além de conseguir matéria-prima barata, ajudo a diminuir o lixo jogado na natureza”, afirma. Caixinhas de leite, garrafas PET, tampinhas de alumínio e retalhos de tecidos que iriam para o lixo ganham utilidade artística nas mãos da artesã. E ela não para. Sonia acabou de se formar no curso de Pintor de Obras promovido pela Coral em parceria com o SENAI no Santa Marta. Segundo ela, esta foi uma oportunidade para aprender a pintar parede e, assim, poder revitalizar sua casa por conta própria dentro do projeto Tudo de cor para você.

As primeiras oficinas de reciclagem do Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta aconteceram no início do projeto, em novembro de 2012, quando 15 moradores da comunidade aprenderam a fazer pufes com latas de tinta e garrafas PET, carteiras de documento com caixas de leite e chaveiros com sacolas plásticas.

Para Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral, as ações de reciclagem do projeto são importantes não só para aproximar a comunidade do Tudo de cor para você, como para mostrar que, além de conseguir pintar sua própria casa, o morador também percebe que o processo de transformação está sendo muito maior. “Queremos levar outras oportunidades às famílias da comunidade. As oficinas permitem com que as mulheres, que mais se interessam pelo tema, percebam que o que jogam fora hoje pode ser uma fonte de renda no futuro. Entendemos, ainda, que esta é uma forma valiosíssima de estar próximo dos moradores e ajudá-los a cuidar do espaço onde vivem, pois dar o destino correto ao lixo é um dos pontos cruciais para a qualidade de vida de qualquer pessoa”, explica o executivo. Oficinas de reciclagem Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta, dia 09 de outubro, das 18 às 20 horas e 14 de outubro, das 14 às 16 horas, na creche UNAPE (entrada da comunidade Santa Marta)Grátis.Informações e inscrições: (21) 2579-3051

Tudo de cor para Rio de Janeiro – Santa Marta: iniciado em novembro de 2012, o Tudo de cor para Rio de Janeiro - Santa Marta, da Tintas Coral, já revitalizou a fachada de mais de 150 edificações da comunidade carioca. Até meados de 2014, o projeto tem como objetivo pintar o máximo de casas possíveis da região. Para que isso se concretize, a participação ativa dos moradores na pintura de suas casas é fundamental. A presença de voluntários nos mutirões organizados a cada mês, em sua maioria universitários brasileiros e estrangeiros, ajuda a manter o ritmo das atividades de revitalização.

Em 2010, a Tintas Coral realizou um projeto piloto na comunidade com a pintura de 34 casas e da quadra da escola de samba localizadas na Praça do Cantão. Com o sucesso da experiência, a Coral criou uma edição especial do projeto e o Tudo de cor para Rio de Janeiro - Santa Marta vem sendo colocado em prática desde o final de 2012.

A comunidade Santa Marta é uma área emblemática para a capital fluminense. Foi a primeira a receber a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em dezembro de 2008, e a ter wi-fi gratuito. Para facilitar a locomoção dos moradores pelo morro também foi inaugurado o Plano Inclinado (transporte sobre trilhos) no mesmo ano da pacificação. Atualmente, o local tem cerca de seis mil moradores, que habitam aproximadamente 1,5 mil casas.

“A comunidade foi escolhida pela Tintas Coral por ser fortemente reconhecida pela organização social e por seu pioneirismo em diversos projetos desenvolvidos no Rio de Janeiro”, afirma Jaap Kuiper, presidente da Tintas Coral. Segundo Jaap, a previsão é de que essa fase da revitalização da comunidade conte com o engajamento de centenas de moradores da região. “A intenção é de que o projeto seja uma realização coletiva. Por meio das cores, queremos cumprir nossa missão de contribuir para o aumento da autoestima e a alegria das pessoas que ali vivem. Buscamos plantar a semente da preservação em cada lugar que passamos e, assim, mostrar o poder que as cores possuem”, afirma o executivo.

Cerca de 300 mil litros de tintas serão utilizados em 24 diferentes tonalidades para a realização do Tudo de cor para você no Santa Marta. Os moradores escolhem a cor preferida dentre as opções oferecidas e contam com a consultoria do arquiteto carioca Jorge Abrantes, parceiro da iniciativa e criador do projeto arquitetônico adotado para as casas. Abrantes está envolvido em ações para melhoria visual da comunidade desde 2005 e possui forte engajamento com a população local.

A participação da comunidade é um dos principais pilares da iniciativa, por isso, foi constituído um Comitê com representantes locais. Esse grupo é formado por lideranças comunitárias e visa ajudar a definir os rumos do projeto. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Santa Marta, José Mario Hilário, as discussões mensais desse grupo mostram a maturidade alcançada pela comunidade, que está sendo resgatada pela Coral com o projeto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira