Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/10/2013 - 05:12

Setor automotivo tem destaque no Exponorma

O evento promovido pela ABNT acontecerá em São Paulo, nos dias 30 e 31 de outubro.

O setor automotivo terá uma programação especial durante o Exponorma – Congresso e Exposição, evento que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizará nos dias 30 e 31 de outubro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP). Um dos principais objetivos do Exponorma é mobilizar a sociedade, conscientizando-a da importância da aplicação de normas técnicas em produtos e serviços, garantindo a competitividade das organizações e a segurança dos consumidores, entre outros aspectos.

O Comitê Brasileiro Automotivo (ABNT/CB-05), que reúne cerca de 500 normas técnicas para o setor, este ano participará do evento promovendo um painel paralelo ao congresso, apresentando casos de sucesso relacionados a normas para itens de segurança e de reparação veicular, no dia 31, a partir das 14 h, na sala 1. Confira o programa, com duração prevista de duas horas: . “O fenômeno do impacto em veículos”, pelo engenheiro Lino Belli, diretor da LBJR Engenharia e coordenador da Comissão de Estudo de Carroçaria.

. “Normalização de freios no Brasil – Conquistas e desafios”, pela engenheira Silvia Faria Lombriller, supervisora de Desenvolvimento de Freios na Ford Brasil e coordenadora do Grupo de Trabalho de Componentes de Freio.

. “Dispositivo de retenção para crianças - Cadeirinha”, pelo engenheiro Élio Santini Júnior, diretor da Burigotto e coordenador do Grupo de Trabalho de Cadeirinha de Criança.

. “Normas de serviço para manutenção veicular”, por Salvador Parisi, diretor da Carbusan e coordenador da Comissão de Estudo de Serviços, Reparação e Manutenção de Veículos.

Mudança positiva-O tema principal do Exponorma, este ano é “Normas Técnicas asseguram uma mudança positiva”, o mesmo escolhido para celebrar o Dia Mundial da Normalização (14 de outubro), instituído pela World Standard Cooperation (WSC), formada pela International Organization for Standardization (ISO), pela International Electrotechnical Commission (IEC) e pela International Telecommunications Union (ITU).

A abertura do evento será marcada por palestra magna sobre a norma ABNT NBR 15575:2013 – Edificações Habitacionais – Desempenho, que estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos importantes de uma edificação, como durabilidade e garantia. Para o congresso, foram elencados os subtemas Rotulagem Ambiental, Sustentabilidade e Segurança.

A empresa Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que em 2012 recebeu o Rótulo Ecológico ABNT para atração turística, numa conquista inédita no mundo, participará do congresso no dia 31, no painel “A importância da Sustentabilidade na preservação dos recursos naturais”. A apresentação será feita pela diretora geral, Maria Ercília Leite de Castro, e pelo diretor técnico, Giuseppe Pellegrini. Nesse mesmo painel também falarão a gerente de Qualidade e Assuntos Regulatórios da Gojo, Luciana Rezende Barbosa, e o gerente de Certificação de Sistemas da ABNT, Guy Ladvocat. Os demais painéis abordarão segurança contra incêndio em locais públicos, segurança de brinquedos, a norma ISO 9001:2015, sustentabilidade de eventos, o papel das normas nas cidades inteligentes e também haverá uma apresentação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Estão previstos ainda minicursos, que proporcionarão um melhor entendimento dos benefícios gerados pelas normas técnicas no cotidiano da sociedade. Na área de exposição, Comitês Técnicos e organizações de variados perfis têm a oportunidade de demonstrar aos visitantes os seus casos de sucesso obtidos com a aplicação de normas técnicas.

Participarão como expositores: a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas e Abrasivos (ABFA), Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg), Instituto Aço Brasil, Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI/DCTA), Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp) e o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), que estará com dois estandes, sendo um para dividir com associados e o outro só para oficinas de reparação automotiva.

São patrocinadores do Exponorma: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos (Abravidro), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a montadora Toyota.

As atividades do Exponorma acontecerão das 9h às 19h. No encerramento, no dia 31, haverá a cerimônia de entrega do Prêmio ABNT de Excelência em Normalização. A programação pode ser conferida em www.abnt.org.br/exponorma.

Foro Nacional - A ABNT é o Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela gestão do processo de elaboração das Normas Brasileiras (ABNT NBR), destinadas aos mais diversos setores. Além disso, participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant), e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC), influenciando o conteúdo de normas e procurando garantir condições de competitividade aos produtos e serviços brasileiros, além de exercer seu papel social. Desde 1950, a é também um organismo de certificação acreditado, e dispõe de programas para certificação de produtos, sistemas, pessoas e rotulagem ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira