Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2013 - 08:39

Brasileiro ama chocolate

De acordo com estudo encomendado pela ABICAB, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, 75% consomem chocolate, e 35% não trocam o chocolate por nenhum outro alimento ou bebida.

São Paulo – Recente pesquisa encomendada pela ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - revela que brasileiros amam chocolate. Um verdadeiro raio X dessa relação foi feito e mostra, por exemplo, que 75% da população consome o alimento e 35% não troca o chocolate por nenhum alimento ou bebida. O estudo ouviu 2.002 pessoas -- de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país -- e identificou os principais hábitos de consumo quando se trata de bombons, tabletes, confeitos, achocolatados, trufas, entre outras categorias.

O chocolate faz parte do carrinho de compras da maioria dos brasileiros e o sabor ao leite é o campeão, com 58% da preferência dos apaixonados. As classes A/B são as que consomem mais chocolate. E depois da Páscoa, o inverno, Natal e Dia dos Namorados são os períodos em que o consumo aumenta: 23%, 16% e 11%, respectivamente. O estudo mostra ainda que fatores como tipo de chocolate ou a embalagem são mais importantes que a marca e o preço na hora de presentear para 57% dos entrevistados.

Os dados revelam também que o prazer e a satisfação são as principais sensações obtidas, para 61%. Não é a toa que 88% dos consumidores compram o produto para consumo próprio. Quanto à origem do alimento, o chocolate nacional, com nota 8,6 dentro de uma escala de 0 a 10, é melhor avaliado do que o importado, que teve nota 7,4.“A pesquisa confirma a qualidade do produto nacional, que já tem forte tradição junto ao consumidor. O consumo per capita de chocolates no Brasil cresceu muito. Na década de 70 girava em torno de 300g, hoje é de 2,5Kg em média por pessoa. Isso se deve principalmente pelo fato do brasileiro cada vez mais identificar o chocolate como um alimento”, afirma Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolate da ABICAB.

“Esse estudo permitirá que as empresas conheçam o perfil do consumidor, e ofereçam produtos que atendam suas expectativas. O Brasil é o 3º maior mercado de chocolates do mundo e caminha a passos largos para assumir a 2ª posição até 2016”, afirma Ubiracy. Outro dado importante é que a marca e a qualidade dos ingredientes são os principais fatores que definem o chocolate Premium, mercado que cresce em média 20% ao ano e já representa 6% do total de chocolates produzidos no país.

Perfil: a ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias, que são responsáveis pela geração de 31 mil empregos diretos e 62 mil indiretos. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva nacional, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira