Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2013 - 08:39

Alimentação fora do lar sobe 140% na última década

No mesmo período, inflação foi de 82% e o custo da refeição coletiva servida nas empresas se manteve no mesmo nível ou até recuaram.

Há dez anos que comer fora de casa está mais caro do que a inflação no Brasil. Desde 2003, o preço da comida em bares, restaurantes e lanchonetes mais que dobrou. A alta, de 2003 até meados de 2013, chegou a 140%, em média, contra uma inflação acumulada de 82% no período 2003 a 2013, segundo o IPCA-15, do IBGE. O valor de uma refeição fora do lar atingiu a média de R$ 27,40 no fim de 2012. Já o valor médio recebido pelas empresas especializadas em fornecer refeições para coletividade, que servem, em média, 11,7 milhões de refeições por dia em empresas e instituições, há muito tempo está estacionado nos R$ 7,00, com pressão até para redução, uma vez que se trata de segmento bastante concorrido.

Por esse valor, o trabalhador tem acesso a uma refeição completa, composta por arroz, feijão, uma carne, salada variada, uma guarnição, suco e uma sobremesa. Acrescente-se ainda o constante acompanhamento de um ou mais profissionais da área de nutrição, o que garante a correta ingestão de uma alimentação balanceada aos trabalhadores. Outra vantagem do sistema ofertado pelas empresas de refeições coletivas é o constante investimento em tecnologia para assegurar uma competente segurança alimentar tanto no armazenamento da matéria-prima, quanto na conservação dos produtos, limpeza no manuseio e preparo dos alimentos.

Além desses procedimentos rigorosos em termos de higiene e segurança no preparo dos pratos, quem se alimenta por meio de refeição coletiva, conta ainda com a constante vigilância exercida pela entidade de classe que reúne as empresas que produzem refeições de coletividade, a Aberc – Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas. Paralelo aos cursos e treinamentos periódicos que promove, a Aberc edita uma série de publicações que servem de instrumentos para o aprimoramento das indústrias desse segmento.

Uma dessas publicações é o Manual Aberc de Práticas de Elaboração e Serviços de Refeições para Coletividades. Em sua 10ª edição, a publicação já se tornou referência e ferramenta de trabalho dos profissionais da área de alimentação fora do lar. O manual é fruto do trabalho de uma Comissão Técnico-Operacional que tem como coordenador o biomédico Eneo Alves da Silva Jr., é comandada pela doutora Marys Léia R. Marques e conta ainda com a nutricionista doutora Simone Bernini. Junto com o Manual, a Aberc edita ainda o Catálogo Aberc de Fornecedores para Serviços de Refeições, que serve como orientação para os compradores do mercado de food servisse, pois reúne dados atualizados sobre cerca de 1.400 nomes de empresas que fornecem produtos e serviços para essa área e foram selecionados pelos associados.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira