Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2013 - 07:18

Varizes: mais do que estética, uma questão de saúde

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional Rio de Janeiro (SBACV-RJ), promove a Semana Vascular, que este ano tem como tema as varizes. As ações vão até od ai 11 de outubro (sexta-feira). Com o objetivo de alertar o público de que o problema vai muito além da questão estética, serão espalhados pela cidade três totens interativos com perguntas para a população testar, gratuitamente, seus conhecimentos sobre a doença. Os aparelhos estarão disponíveis durante os dias 8, 9 e 11, nas praças Saens Peña e praça Cinelândia, e no Shopping Polo 1, em Madureira.

Além disso, médicos estarão junto aos totens para tirar as dúvidas sobre o assunto. Quarenta mil cartilhas serão distribuídas nas estações de metrô. Na sexta, 11, último dia do evento, a especialista Solange Chalfun fará palestra sobre varizes aberta ao público, no auditório da Universidade Estácio de Sá, no Madureira Shopping, às 15h30.

O principal foco da ação é alertar a população que o cuidado com as varizes deve começar o mais cedo possível, antes que os sinais de gravidade surjam e comprometam o resultado do tratamento. Como a doença evolui muito lentamente é comum que as pessoas adiem a ida ao médico, e só busquem ajuda depois de muito tempo. Quando diagnosticada precocemente, o tratamento pode ser bem simples. Mesmo quando são necessárias cirurgias costumam ser de menor porte, muitas vezes sob anestesia local ou através de procedimentos minimamente invasivos.

As varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, que podem causar inchaço, dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, parte do corpo normalmente mais afetada. “O sangue que circula pelo nosso corpo volta para o coração através das veias, que possuem válvulas para ajudá-lo a fluir de baixo para cima, contra o efeito da gravidade. Quando essas válvulas não funcionam corretamente, o sangue retorna e se acumula nas veias das pernas, fazendo com que fiquem sobrecarregadas e dilatem”, explica o presidente SBACV-RJ, Carlos Eduardo Virgini. Estima-se que 70% da população brasileira sofra com algum grau do problema.

Muitas pessoas acreditam que se trata apenas de uma questão estética quando, na verdade, é uma doença crônica que piora progressivamente. “Se não tratada pode causar diversas complicações, como úlceras venosas (feridas) e insuficiência venosa crônica, caracterizada pela incapacidade das veias das pernas bombearem um volume suficiente de sangue de volta ao coração”, explica Virgini.

De acordo com o especialista, as úlceras venosas podem surgir espontaneamente ou após um trauma. “São difíceis de curar pelo grau da insuficiência venosa crônica e o paciente pode ficar anos sem conseguir a cicatrização completa da lesão”, destaca. Em geral, essas feridas aparecem em pacientes que possuem varizes há muitos anos. É uma causa importante de afastamento do trabalho e de invalidez.

Outro risco, segundo o especialista, são as varizes evoluírem e as pernas ficarem permanentemente inchadas, endurecidas e escuras na proximidade do tornozelo.

Atualmente duas novas técnicas ganham destaque para o tratamento das varizes. Elas dispensam a internação e diminuem o risco de complicações. “A termoablação consiste na ‘secagem’ da veia comprometida através de laser ou radiofrequência. Já a escleroterapia com espuma ecoguiada consiste na aplicação de medicação nas veias comprometidas”, acrescenta Virgini.

Semana Vascular – SBACV-RJ, de 07 a 11 de outubro |Ações: Dia 08, das 8h às 14h, totem na Praça Saens Peña| Dia 09, das 8h às 14h, totem na Praça Cinelândia | Dia 11, das 10h às 16h, totem no Shopping Polo 1 (Piso Térreo), em Madureira | Dia 11, 15h30, palestra sobre varizes com Solange Chalfun, no auditório da Universidade Estácio de Sá, no Madureira Shopping. Inscrições no CEMEM: (21) 3369-8600. | Informações: http://www.sbacvrj.com.br/paciente/br ou telefone (21) 2533-7905.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira