Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2013 - 07:46

Viação Ouro e Prata é modelo de excelência operacional


A Viação Ouro e Prata, sediada em Porto Alegre (RS) e uma das maiores transportadoras de passageiros do País, está preparada para o futuro investindo no aumento da sua eficiência. Estes investimentos não consumiram recursos na compra de equipamentos ou aumento do quadro de funcionários. Pelo contrário, com medidas aparentemente simples, a empresa reorganizou processos internos, eliminou desperdícios e alcançou níveis de produtividade e excelência operacional inigualáveis com o apoio da Porsche Consulting, o braço de consultoria do grupo alemão Porsche AG.

Com 74 anos de existência, a Viação Ouro e Prata é referência em excelência e inovação em transportes. A empresa realiza viagens intermunicipais, estaduais e internacionais. A renovação da frota de ônibus é constante. Somente no ano de 2012, foram adquiridos 50 ônibus novos, com investimento de R$ 30 milhões.

A empresa contratou a consultoria recentemente, dividindo o trabalho em três etapas. O trabalho começou na padronização do processo de limpeza e inspeção da frota, no qual a empresa obteve um aumento de produtividade de 70%, redução de gastos de água de 62% (mediante o uso de lava jatos e pulverizadores de shampoos) e redefinição dos padrões para assegurar ou aumentar a qualidade na execução.

Durante mais de duas semanas, os consultores da Porsche treinaram as equipes da Ouro e Prata nos vários níveis hierárquicos. "Nossa equipe esteve ao lado dos funcionários que limpam os veículos - interna ou externamente - para verificar os processos existentes e quais melhorias poderiam ser adotadas. Esta metodologia de trabalhar junto ao "chão de fábrica" é o segredo do sucesso de nosso trabalho", afirma Rüdiger Leutz, diretor-geral da Porsche Consulting Brasil.

Grupos de trabalho foram criados nas áreas de abastecimento e rampa de inspeção, lavagem externa, limpeza interna e gerenciamento de melhorias contínuas. Entre as soluções adotadas, a sinalização nas áreas de lavagem evitou os habituais engarrafamentos de veículos, organizando o fluxo e o tempo de espera.

Até os processos de apoio, como o de rouparia dos ônibus (cabeceiras dos assentos) foram aprimorados. "Depois de retiradas dos assentos, as cabeceiras de cores diferentes eram misturadas e encaminhadas à lavanderia. No seu retorno, as mesmas eram reorganizadas pela equipe. Agora, a separação é feita no momento da coleta, ainda dentro do veículo, e a lavanderia recebe e retorna as cabeceiras organizadas, permitindo que as funcionárias sejam redirecionadas para outras atividades", acrescenta Leutz.

Na área administrativa, a Ouro e Prata obteve um aumento de produtividade de 15%, considerado um nível excelente quando se fala em processos administrativos. "As mudanças incluíram até o layout do escritório. As pessoas têm que trabalhar mais próximas umas das outras e reduzir distâncias para ganhar tempo. O caminho para a impressora precisa ser mais curto", exemplifica o gerente-geral da Porsche Consulting.

O trabalho da consultoria teve continuidade na área de manutenção. "Os ônibus passam por revisões periódicas que, apesar de necessárias, geram custos para a empresa. Reduzir os dias de um ônibus parado, logicamente garantindo a qualidade da revisão, traz maior eficiência para a empresa. Aplicamos na Ouro e Prata o mesmo conceito com o qual reduzimos o tempo de manutenção dos aviões da Lufthansa", diz Leutz. No caso da empresa gaúcha, foi realizado um projeto piloto na manutenção preventiva dos veículos com um ganho de redução do tempo de 32% na parada do ônibus para manutenção.

Convencida da importância destes resultados, a direção da empresa ampliou o trabalho da consultoria para a área de suprimentos com potencial de redução de 18% de peças e materiais em estoque no almoxarifado e um potencial de 10% de redução de gastos mensais da área de compras com a centralização e organização de todo o processo. Os próximos projetos aprovados envolverão as áreas de TI, do tráfego, e da empresa Viopex, responsável pela área de encomendas expressas. O objetivo final, além do aumento de produtividade e eficiência, é a maior integração entre todos os departamentos e processos da empresa.

O trabalho não para por aí. Dentro da filosofia da Porsche Consulting "ensinar a pescar e não dar o peixe", a consultoria está treinando uma equipe interna da empresa para conduzir de forma mais independente este processo de melhoria contínua. Para assegurar o bom andamento e os excelentes resultados alcançados, a Porsche Consulting fará visitas de coaching periódicas em 2014.

"Ajudar nossos clientes a conquistar a excelência operacional requer o conhecimento das peculiaridades de cada um e a elaboração de soluções sob medida. Nesta grande empresa realizamos um trabalho global de melhorias, representando um case completo no nosso portfólio", comemora o gerente-geral da consultoria.

Segundo ele, a Ouro e Prata é melhor do que a Porsche. "A Porsche precisou de uma crise muito forte para mudar. Uma crise é uma oportunidade, pois todo mundo sabe que precisa mudar alguma coisa. Já nosso cliente gaúcho se encontra em uma situação muito boa e já está pensando em como crescer futuramente e manter a competitividade. Isto representa um grande diferencial para a empresa", finaliza.

A Porsche Consulting foi inaugurada no Brasil em 2010. É uma consultoria de gestão que tem como objetivo a melhoria da performance operacional de processos, produtos e organização, impactando no comportamento e resultados de seus clientes. Ela traz ao país a experiência da matriz Porsche Consulting GmbH, sediada na Alemanha, há 19 anos no mercado mundial, atualmente com mais de 250 projetos por ano em 28 países do mundo.

Entre as áreas de atuação da Porsche Consulting estão a indústria automotiva e de processos, como a aviação, engenharia de máquinas e sistemas, bens de consumo, setores de linha branca e de móveis. A empresa também possui experiência em projetos na área de serviços como hospitais, bancos e seguradoras, além do setor de comércio de varejo e construção civil. [www.porscheconsulting.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira