Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/11/2007 - 11:19

Demoiselle completa 100 anos

O segundo avião construído por Santos-Dumont, ganha evento em sua homenagem numa comemoração batizada de “Demoiselle – Centenário do Vôo da Libélula”.

Para celebrar o centenário do Demoiselle, segundo avião construído por Alberto Santos Dumont, o Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro (MUSAL) realizará domingo, dia 25 de novembro, um evento dedicado especialmente a esta invenção, consagrada por revolucionar a aviação do início do século XX. A expectativa dos organizadores é que dez mil pessoas compareçam ao local.

A comemoração, batizada de “Demoiselle – Centenário do Vôo da Libélula”, contará com a participação do Projeto Centenário Demoiselle, iniciativa promovida pelo Instituto Arruda Botelho (IAB) com o objetivo de resgatar a história da aviação brasileira e apresentar ao Brasil e ao mundo a genialidade de Santos-Dumont. Na ocasião, uma das cinco réplicas fabricadas pela entidade estará exposta no local e será utilizada em demonstrações aéreas.

Além da presença do IAB, que, atualmente, é a principal entidade engajada na preservação dos feitos do inventor brasileiro, o evento contará também com uma programação repleta de atrações. O público presente no local poderá conferir exibições de pára-quedismo e de ultraleves, vôos de caças da Força Área Brasileira, demonstração de resgate com helicóptero e as incríveis apresentações dos grupos Brazilian Wingwalking (dupla formada por um piloto e pelo “wingwalker”, pessoa que fica do lado de fora do avião enquanto o mesmo é submetido a diversas acrobacias) e da sempre encantadora Esquadrilha da Fumaça, que encerrará o dia.

Para conferir as apresentações, os visitantes não precisam pagar nada. E para quem quiser acompanhar as atrações internas do museu, deverá desembolsar apenas R$ 2. No local, será montada uma oficina para crianças, onde os pequenos poderão assistir a dois teatros de fantoches que contarão a história de Santos-Dumont (10h30 e 14h30) e aprender a fazer pipas, aviões e uma miniatura do inventor a base de materiais recicláveis.

O evento acontece, dia 25 de novembro, das 10h às 16h, na Avenida Marechal Fontenelle, 2000, Campo dos Afonsos (RJ), sede do museu, no Rio de Janeiro (RJ).

História – O Demoiselle foi exibido pela primeira vez no dia 16 de novembro de 1907, na cidade de Bagatelle, na França. A aeronave marcaria a história da aviação mundial com um vôo de 200 metros, traçando, definitivamente, os alicerces da aviação moderna.

Construída em apenas 15 dias, a pequena aeronave tinha estrutura de bambu revestida com seda e um motor de 20hp de potência. Pesando singelos 56kg, o Demoiselle tinha 8 metros de comprimento, 5 metros de envergadura e uma hélice de madeira de 1,35m de diâmetro. Seu sistema de comando foi o primeiro em que o piloto voava sentado na aeronave com trajetória determinada por um manche e dois pedais.

Para prestigiar e homenagear todo esse patrimônio histórico-cultural, o Instituto Arruda Botelho, presidido pelo empresário Fernando de Arruda Botelho, criou o Projeto Centenário Demoiselle. Desde 2006, cinco réplicas da aeronave têm participado de exposições e vôos comemorativos no Brasil e no exterior. Entre as ações, a exibição no Sinclair Community College e o vôo histórico simultâneo de réplicas do Flyer B, dos Irmãos Wright, e do Demoiselle, em Dayton (Ohio/EUA), e a exposição no Smithsonian Air & Space Museum, um dos maiores conglomerados científico-culturais dos Estados Unidos, todos no ano passado.

Em 2007, um século depois de voar pela primeira vez em Paris, o Demoiselle voltou aos céus da França, no aeródromo de Saint Cyr e durante o festival aéreo de La Ferté-Alais, além de ter participado com sucesso do 47º Paris Air Show, em Le Bourget. No Brasil, Canoas (RS), Rio de Janeiro (RJ), Nova Lima (MG) e São Paulo (SP) já receberam a aeronave em exposições e vôos. A apresentação mais recente aconteceu em meados de outubro na capital paulista, com exposição de uma réplica no Aeroporto de Congonhas e vôo durante o famoso Domingo Aéreo, em comemoração à Semana da Asa e ao Dia do Aviador.

“Este projeto reflete o nosso empenho, dedicação e esforço para apresentar e resgatar a figura de um gênio que ainda não tem seu o merecido reconhecimento. Nossa proposta é mostrar ao mundo a importância que Santos-Dumont teve para o progresso da aviação mundial e, com isso, despertar o orgulho e a admiração dos brasileiros. Todo esse patrimônio cultural é um exemplo e uma herança muito rica para todos nós e, principalmente, para nossas crianças. Por meio do seu legado, Alberto Santos Dumont nos ensinou que sempre é possível transformar sonhos em realidade”, destaca Botelho. || www.institutoarrudabotelho.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira