Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Okamotto é reconduzido à presidência do Sebrae


Brasília - O atual presidente do Sebrae, Paulo Tarciso Okamotto, foi reconduzido ao cargo para o biênio 2007/2008. O destaque da atual gestão de Okamotto à frente da Instituição foi o empenho pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que vai estimular a maior formalização dos pequenos negócios no Brasil, com a redução da burocracia e, principalmente, da carga tributária.

Durante esses dois últimos anos, Okamotto foi incansável na luta pela aprovação da nova legislação, que promete dar novo fôlego às micro e pequenas empresas do País. Foram muitas as reuniões, negociações e mobilizações até que a Lei Geral fosse finalmente aprovada.

Antes de ser eleito presidente do Sebrae para o biênio 2005/2006, Okamotto foi diretor de Administração e Finanças da Instituição, durante o biênio 2003/2004. Já nesse período, foi responsável pela reestruturação da Unidade de Políticas Públicas, com foco no desenvolvimento de estudos relativos à Lei Geral, compras governamentais e gestão municipal voltada para o desenvolvimento sustentável, baseado nos negócios de pequeno porte. Okamotto conduziu, também, a reestruturação da Unidade de Gestão Orçamentária, com nova sistemática de orçamento para o Sistema Sebrae.

Atuação anterior ao Sebrae - Em 1990, junto com intelectuais, políticos e personalidades da sociedade civil, Paulo Okamotto participou da criação do Instituto Cidadania, organização não-governamental dedicada ao estudo, debate e divulgação de políticas públicas alternativas. Foi responsável pela gestão administrativa da entidade desde a sua fundação, em 1990, até 2001, quando assumiu a presidência do Instituto.

Antes do trabalho à frente do Instituto Cidadania, Okamotto implantou a imprensa do Partido do Trabalhadores (PT) em São Paulo, com a criação da Revista Teoria e Debate, Jornal Linha Direta. Ele também criou o Jornal PT Notícias, que depois passou para o Diretório Nacional. Nesse período, reestruturou a forma de organização do partido em macrorregiões, o que possibilitou ao PT de São Paulo passar de um para 13 prefeitos municipais.

Foi também diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de 1981 a 1990, quando atuou na entidade nos setores administrativo, financeiro e jurídico. Foi um dos formuladores da organização do novo sindicalismo, organizando os trabalhadores pela base, por meio da Cipas e delegados sindicais e participou ativamente nas negociações e implantação das comissões sindicais de fábricas em empresas como a Scania e Atlas Copco, aprimorando a livre negociação entre patrões e empregados. Participou ativamente da constituição da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Neste período, também integrou a diretoria do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Foi administrador da Divisão Gráfica e Editora da Associação Beneficente dos Metalúrgicos do ABC, além de diretor Administrativo e Financeiro da Associação Cultural Elenko. Paulo Tarciso Okamotto é natural de Mauá (SP), técnico industrial, casado e tem três filhos. | Eugenio Novaes/ASN | Foto: Presidente do Sebrae, Paulo Okamoto | Crédito: Márcia Gouthier.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira