Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2013 - 08:24

Excesso de pelos? Saiba como tratar

As altas temperaturas estão chegando e, com elas, a preocupação de muitas mulheres com um problema bastante desagradável: o excesso de pelos, também chamado de hirsutismo, caracterizado pelo crescimento excessivo de pelos em regiões específicas como rosto, tórax, barriga, coxas, glúteos, entre outras. O hirsutismo pode acometer até 10% das pacientes antes da menopausa, sendo mais comum nas mulheres de descendência mediterrânea e mais raro nas orientais.

Nas mulheres, os hormônios masculinos (testosterona, androstenediona, dentre outros) são formados principalmente nos ovários e nas adrenais (ou suprarrenais). Quando há determinadas disfunções nestes dois órgãos, pode haver crescimento exagerado de pelos mais grossos (que chamamos de pelos terminais). Vale frisar que o hirsutismo é diferente da hipertricose, quando há crescimento excessivo de pelos do tipo fino, que pode ser constitucional ou associada a outras doenças.

Há ainda outra alteração, que chamamos de hirsutismo “idiopático”, quando não há os critérios para nenhuma das causas acima. Nesta situação, acredita-se que o problema esteja relacionado apenas à função exagerada do hormônio masculino.

Para solucionar o problema do excesso de pelos, o endocrinologista investiga e propõe tratamento adequado que vai desde o uso de contraceptivos orais ao uso de medicações que amenizam a ação do hormônio masculino. Cada método de “retirada” de pelos tem suas particularidades e deve ser avaliado caso a caso. Um dado importante é que quando há alteração hormonal, o ideal é que se faça o tratamento conjunto (tanto hormonal como a retirada mecânica), o que otimiza muito a resposta ao tratamento.

. Por: Dra Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia pela USP/ Coordenadora e Professora de Pós-Graduação em Endocrinologia do ISMD – Instituto Superior de Medicina – (CRM 110155).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira