Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2013 - 08:55

GE Transportation lança motor de tração para bitola métrica


Depois do sucesso obtido com o lançamento da locomotiva de corrente alternada (AC44i) para bitola larga, o time de engenheiros da GE Transportation trabalha para adaptar a tecnologia para a bitola métrica. Após 18 meses de trabalho, o motor produzido em Contagem (MG) tem previsão de lançamento para o início de 2014 e terá praticamente o dobro da capacidade de tração, além de melhor aproveitamento eletromagnético do espaço disponível na bitola estreita em relação aos motores de corrente contínua.

Atualmente, mais de 23 mil quilômetros das ferrovias brasileiras contam com bitola métrica, o que representa praticamente 80% da malha ferroviária do País. O novo motor suprirá uma importante demanda do mercado nacional que hoje é atendida por locomotivas com motores de corrente contínua, fabricadas nos anos 1970 e 1980.

“O desenvolvimento desse motor integra a estratégia de nacionalização da GE Transportation para a América Latina, que começou com a locomotiva AC44i no Brasil, em 2008, com o suporte do BNDES, Governo Federal e Estadual. Com foco no desenvolvimento de produtos nacionais, a GE criou um centro de excelência em engenharia ferroviária que hoje conta com mais de 100 engenheiros, mestres e doutores em SP e MG”, afirma Marc Flammia, Diretor de Produto e Engenharia da GE Transportation para a América Latina.

Além do motor de tração, os engenheiros e projetistas da unidade de Contagem também desenvolvem nacionalmente diferentes componentes, como: truques, plataformas e cabines, para equipar os três novos modelos de locomotivas de bitola métrica. Desde a concepção do projeto, passando pela engenharia, a experiência com fornecedores locais, até a fabricação, serão utilizados materiais de referência no Brasil – perfis de vigas, espessura de chapas de aço, entre outros.

Com a produção local de motores e componentes, a GE Transportation reafirma o compromisso com o desenvolvimento tecnológico do Brasil. “Acreditamos que os novos equipamentos que serão fabricados no País ajudarão a modernizar a malha ferroviária. Eles aumentarão a eficiência e a segurança operacional do setor ferroviário, resultando em uma significativa redução do custo do transporte, essencial para o crescimento do País. Estamos aqui para ajudar a mover o Brasil”, finaliza Marc.

Parceria com o Brasil-O Programa de Investimentos em Logística (PIL), anunciado pelo governo federal em agosto deste ano, prevê investimentos de R$ 133 bilhões na reforma e construção de rodovias e ferrovias no Brasil, dos quais cerca de R$ 91 bilhões serão voltados para o setor ferroviário. Com esse investimento, o governo busca interligar toda a malha ferroviária e ampliar a conexão com portos e aeroportos para melhorar o escoamento da produção local.

A GE Transportation, presente no Brasil desde 1962, tem sido uma das maiores parceiras para o desenvolvimento ferroviário do País. Além de motores e locomotivas, a companhia fornece soluções inovadoras para o transporte ferroviário, incluindo equipamentos de sinalização, além de soluções para as indústrias marítima, de mineração e de geração de energia, sempre com foco na expansão dos índices de nacionalização.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira