Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2013 - 09:10

A Teoria Crítica de Axel Honneth – Reconhecimento, liberdade e justiça

Axel Honneth é um dos mais influentes autores no debate contemporâneo da Filosofia Social e da Teoria Política. Ao lado de Jürgen Habermas, de quem foi assistente entre 1984 e 1990, pode ser considerado um nome central da nova geração da teoria crítica, assumindo em 2001 a direção do Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt.

O campo temático abordado por Honneth no percurso de sua produção intelectual é rico. Honneth procurou estabelecer o “social” como lugar fundamental da teoria e da práxis críticas (Crítica do poder, 1985) e desenvolveu uma gramática dos conflitos sociais a partir de uma “teoria do reconhecimento” (Luta por reconhecimento, publicado orginalmente em 1992), empreendeu uma reatualização da filosofia do direito de Hegel no contexto dos atuais debates sobre justiça (Sofrimento de indeterminação, 2001), discutiu a atualidade dos fenômenos da reificação na vida contemporânea (Reificação, 2005) e também apresentou um diagnóstico abrangente do tempo presente a partir de uma “reconstrução normativa” da eticidade democrática em sua mais recente e sistemática publicação (O direito da liberdade, de 2011).

O interesse maior por sua obra decorre de sua “teoria do reconhecimento”. Em seu livro mais conhecido, Luta por reconhecimento, Honneth desenvolve, partindo da filosofia do Hegel, uma teoria fundamentada na ideia de formação intersubjetiva da identidade e da autorrealização pessoal a partir das relações de reconhecimento entre indivíduos e grupos. Essa teoria ressoou de maneira decisiva nas discussões sobre demandas por reconhecimento de diferenças culturais, de orientação sexual, de gênero e de raça cada vez mais presentes no horizonte político e jurídico.

A Teoria Crítica de Axel Honneth – Reconhecimento, liberdade e justiça, coordenado por Rúrion Melo e publicado pela Editora Saraiva, surge no Brasil como a primeira tentativa sistemática de análise da obra honnethiana. Passando pela atualização da filosofia hegeliana, pela reconstrução da história de desenvolvimento da teoria crítica e sua tarefa de produção de diagnósticos das patologias sociais, pelas incursões psicanalíticas e pelos debates sobre a política, o direito e a democracia, os textos reunidos neste volume analisam criticamente os principais aspectos da obra desse representante da teoria crítica.

O autor - Rúrion Melo é Pós-Doutor em Filosofia pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professor de Teoria Política do Departamento de Ciência Política da USP e pesquisador do CEBRAP.

.[Coordenador: Rúrion Melo | Editora Saraiva, 2013 |1.ª Edição | Brochura |344 Páginas | ISBN: 978-85-02-20842-1 | Preço:R$ 82,00. Televendas: (11) 4003-3390 = Vendas pela Internet: http://www.saraiva.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira