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Esteves quer treinar 40 a mais em 2007

No ano em que completa cinco décadas de atividades, a Esteves intensificou os treinamentos para revendedores e profissionais especificadores que trabalham com metais sanitários para instalações hidráulicas. O que em 2005 era um trabalho esporádico, passou a acontecer até três vezes numa única semana, muitas vezes com mais de uma turma no mesmo dia. Em todo o Brasil, somente em 2006, a empresa beneficiou cerca de 2500 pessoas, entre balconistas, vendedores, arquitetos e especificadores. Para 2007, a meta é ampliar esse serviço e treinar 40 a mais, ou seja, cerca de 3500 profissionais. Também para o próximo ano, a Esteves prepara um novo formato para seu treinamento, com material focado para cada público.

De acordo com Ademir Augusto, gerente nacional de vendas da Esteves, além de ampliar a visão sobre a marca, o objetivo do treinamento é fazer com que todos aqueles que vendem, compram ou instalam tenham um conhecimento técnico mais profundo sobre os produtos e suas aplicações, de forma a garantir a satisfação do usuário final. “Neste ano, a capacitação tomou uma proporção maior do que a esperada. Percebemos que havia, portanto, uma lacuna de mercado, que nos motivou a planejar este novo formato. No caso das revendas, por exemplo, a idéia é transformar os vendedores e balconistas em consultores de vendas, com argumentos para que eles possam ter segurança, melhor atender seus clientes e vender mais”, salienta Ademir.

De diferenciais a dúvidas e erros - No treinamento, após a apresentação de um breve vídeo institucional, a Esteves destaca um dos diferenciais da marca: ser a única empresa no país de seu segmento a oferecer garantia permanente contra qualquer defeito de fabricação. São citados todos os principais diferenciais de suas linhas de produtos – torneiras, misturadores, filtros, duchas, registros, sifões, válvulas, etc. Um dos itens que chama a atenção é o derivador para ducha higiênica, uma solução facilitadora para o consumidor que precisa de uma única peça para a ligação da ducha e caixa acoplada.

A empresa destaca também a importância do sifão numa instalação hidráulica - além de escoar as águas utilizadas nas pias, lavatórios e tanques, o produto tem a principal função de impedir que os gases gerados no esgoto retornem ao interior dos ambientes, evitando, assim, o mau cheiro -, e da luva articulável, uma solução simples, própria para corrigir pequenos desalinhamentos da tubulação de saída do sifão. Por fim, a Esteves promove o esclarecimento de dúvidas, com ênfase aos erros mais comuns cometidos no momento da especificação, entre eles, comercializar flexíveis destinados à área hidráulica para o consumidor que quer instalar uma rede abastecida com gás natural.

Iniciativa é aprovada pelos vendedores - Revendas de materiais para construção e de materiais hidráulicos de diversos estados brasileiros, entre eles, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, já receberam o treinamento, que tem duração média de uma hora. De São Paulo, por exemplo, foram beneficiadas lojas como Casa do Encanador (Campinas) e Irmãos de Genaro (Indaiatuba), além dos home centers C&C, Dicico, Leroy Merlin e Telhanorte, entre outros.

Após o treinamento realizado na Telhanorte Morumbi – que beneficiou cerca de 40 pessoas, divididas em dois turnos, a vendedora Susana Lopes da Silva disse ter gostado justamente de tomar conhecimento de soluções que desconhecia. “Além de novas informações, conheci produtos que não sabia que existiam, de nenhum outro fornecedor”, declarou. Com experiência de 35 anos na área de vendas, Manuel Avelino dos Santos se surpreendeu com as inovações apresentadas. “O treinamento superou as expectativas e vai refletir nas vendas de todos os que participaram. Para mim, foi importante porque consegui esclarecer uma dúvida que tinha sobre os flexíveis”, avaliou.

Para obter o treinamento, basta entrar em contato com a Esteves. As aulas podem ser realizadas nas revendas solicitantes, sem custos - que por sua vez, podem estender o benefício a outras pessoas, como os clientes da loja, arquitetos, encanadores, etc. Os lojistas podem tratar diretamente com um representante comercial, que viabilizará a realização do curso, quanto à data, local adequado e número de pessoas. Para a realização da palestra, a empresa solicita apenas um aparelho televisor. O treinamento também pode ser feito no parque fabril.

Perfil Esteves - Completando 50 anos de atividades, em 2006, a Esteves & Cia Ltda nasceu como uma pequena fundição na capital paulista e se tornou uma das principais indústrias de produtos sanitários, em metal e plástico, destinados às instalações hidráulicas para construção civil. Marcada pelo pioneirismo, qualidade e tecnologia, a empresa dispõe de um portifólio de 1.600 produtos e cerca de 8.500 componentes. Sua sede está instalada no bairro de Itaquera, município de São Paulo, num terreno de 46 mil m2, sendo 13 mil m2 de área construída, a empresa conta com 450 funcionários, 88 representantes comerciais e 40 promotoras de vendas, todos treinados e capacitados para atender aos 2.500 pontos-de-venda em todo o Brasil, que comercializam seus produtos. Proporcionalmente, cresceu cerca de 15 vezes sua capacidade produtiva: de 80 toneladas/ano em 1950, passou para 1.200 toneladas/ano em 2006, mantendo-se entre os cinco maiores fabricantes do mercado nacional. Atualmente, a companhia possui capacidade instalada de 3.500 toneladas/ano, e tem como meta para 2007 aumentar a produção em 40 sobre o total registrado em 2006, além de criar 200 novos postos de trabalho e se firmar como a quarta maior indústria do setor no Brasil. Todos os produtos fabricados pela companhia são produzidos segundo as normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), garantindo a qualidade da qual a Esteves não abre mão.

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