Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2013 - 09:26

Casas Bahia abrirá 17 lojas no Nordeste até o fim do ano


Há quatro anos a rede chegou à Bahia e a boa receptividade do nordestino estimulou o crescimento da operação na região. Essa semana foram inauguradas duas novas lojas no Recife (PE) e a meta é atingir um total de 17 novas unidades no Nordeste até o final deste ano, sendo que oito já abriram suas portas. Para entender a estratégia de expansão da Casas Bahia no NE, conversamos com Sérgio Grossi, diretor regional de Operações de Minas Gerais e Nordeste da Via Varejo, empresa que administra as marcas Casas Bahia e Pontofrio.

. Esta semana, foram inauguradas duas lojas da Casas Bahia no Recife. Como tem sido esse movimento de expansão para o Nordeste e qual a importância dessa região para a bandeira?

- A expansão para o Nordeste começou em abril de 2009 pelo Estado da Bahia, onde foram abertas as quatro primeiras lojas da bandeira. Hoje, Casas Bahia está presente em sete dos nove Estados do Nordeste, totalizando 56 lojas na região. Destas, 36 estão na Bahia, seis no Rio Grande do Norte, seis no Ceará, quatro em Pernambuco, dois em Sergipe, um em Alagoas e um na Paraíba. Se pensarmos que a bandeira é sexagenária, o Nordeste é ainda uma região com grande potencial de crescimento, onde há incremento da renda e consequente aumento do poder de compra dos consumidores. Somado a isso, a marca Casas Bahia é muito conhecida, foi Top of Mind oito vezes consecutivas e está entre as mais desejadas e queridas pela classe C. Por já ter esse reconhecimento e uma forte presença de anúncios com ofertas na TV em mídia nacional há mais de dez anos, a sua chegada ao Nordeste já era muito esperada. As pessoas já conheciam e estavam familiarizadas com o nome e as promoções

. Qual a previsão para a expansão no Nordeste?

- Este ano já abrimos oito lojas da Casas Bahia no Nordeste: três em Natal e as demais no Ceará, Bahia, Alagoas, Paraíba e Pernambuco. As duas inaugurações realizadas nessa segunda semana de outubro, no Recife, receberam investimentos da ordem de R$ 2,5 milhões por loja. Temos a previsão de abrir mais oito unidades da rede até o fim do ano na região, em cinco Estados diferentes. Desta forma, queremos encerrar 2013 com aproximadamente 70 lojas em operação no Nordeste que, definitivamente, é uma região prioritária para a marca.

. Como a rede está se preparando para operar o crescimento?

- Consolidamos o nosso parque logístico durante os quatro anos e meio de operação no Nordeste. Hoje, temos um Centro de Distribuição em Camaçari (BA), outro em Natal (RN) e utilizamos um espaço de 4 mil m² do Centro de Distribuição do Grupo Pão de Açúcar, em Fortaleza. Estas instalações nos dão suporte para o abastecimento das lojas e entrega aos clientes com mais eficiência. Criamos em algumas praças células de contratação de pessoas e temos como prática investir constantemente em treinamentos e capacitação. Atualmente contamos com um quadro com cerca de dois mil colaboradores no NE e, desta forma, contribuímos para a geração de empregos e renda nas localidades onde estamos presentes.

. Como é a receptividade dos clientes no Nordeste?

- Um bom indício de sucesso são os primeiros dias de inauguração de uma loja, ocasião em que o faturamento chega a ser cinco vezes superior ao verificado em um dia comum. Para se ter uma ideia, quando abrimos a primeira unidade de Casas Bahia em Fortaleza (CE), em novembro de 2011, só conseguimos retirar o limitador de entrada de pessoas no estabelecimento quatro dias depois. Tivemos um fluxo de aproximadamente 15 mil pessoas ansiosas para conhecer a nova loja, os produtos e promoções.

. Quais são as especificidades do consumidor do Nordeste?

- O Nordeste é um mercado com grande potencial de consumo e, hoje, registra o terceiro maior ticket médio da empresa no país. Temos uma grande oportunidade de vendas ao analisarmos a penetração de determinados produtos nos lares da região. Os mais procurados são as TV’s de Led, máquina de lavar roupa (em substituição ao tanquinho) e as nossas linhas de móveis, principalmente as cozinhas Bartira. | .GPA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira