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24/11/2007 - 10:07

A contribuição do setor privado na promoção do turismo de negócios

A Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBCVB) é uma entidade privada para promoção e capacitação dos CVBx associados. Os CVBx desempenham um papel essencial para o Turismo, já que são responsáveis pela captação de eventos para uma cidade ou região e o turismo de negócios/eventos responde pela maior parte do tráfego de turistas no Brasil.

A realização de eventos aumenta a circulação de capital, amplia a inclusão social (mais trabalho, mais empregos), reduz a sazonalidade na hotelaria local e regulariza a situação de balanço de pagamentos. Por tudo isso, é imprescindível uma entidade que capte eventos. A Federação coordena 74 CVBx de todo o Brasil, auxiliando o processo de captação não só através de investimentos em capacitação dos CVBx associados, mas também por meio de incentivos para que participem de feiras em todo o mundo.

No Brasil, 99% dos eventos foram captados através de CVBx - Para demonstrar a importância da organização dos destinos turísticos para se conseguir a regionalização preconizada no Plano Nacional de Turismo, dos 207 eventos internacionais computados para o país pela ICCA (International Congress & Convention Association - a maior entidade mundial do setor), apenas dois se realizaram em cidades de regiões não servidas por Convention & Visitors Bureaux. Ou seja, mais de 99% do sucesso de captação de eventos internacionais, nos mais diversos mercados do planeta, alcançado pelo Ministério de Turismo através da Embratur, encontrou a parceria local de um CVB.

Brasil é o 7º com maior número de eventos no mundo - Outro indicador é a colocação alcançada pelo Brasil no último levantamento da ICCA: subiu da 11a colocação, em 2005, para o 7º lugar no ano passado. Segundo o presidente da FBCVB, João Luiz Moreira, o país pode alcançar a 6a colocação entre os países com maior número de eventos internacionais em 2007.

Os critérios da ICCA consideram apenas os eventos que são realizados regularmente, que sejam rotativos - precisam ter sido realizados em pelo menos três países diferentes e que tenham um número mínimo de 50 participantes. Em 2006, para a formatação do ranking, a entidade considerou 5.838 eventos internacionais, 523 a mais do que em 2005, refletindo o fortalecimento da indústria mundial de eventos.

Esta é a primeira vez na história da ICCA que um país latino-americano entra no ranking dos "Top Ten". O Brasil subiu quatro lugares em relação à 2005, quando ocupava a 11ª colocação, tendo sido a melhor performance registrada o ano passado entre os principais países que concorrem ao "Top Ten" da ICCA. Os EUA e a Alemanha mantiveram, respectivamente, o 1º e o 2º lugar no ranking, enquanto o Reino Unido, a França, a Áustria e a Itália ganharam uma posição cada e a Espanha perdeu dois lugares. Em relação ao ranking de 2005, a Austrália perdeu uma posição, a Holanda perdeu quatro e a Suiça não aparece em 2006 no "Top Ten".

Para o presidente da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBCVB), João Luiz Moreira, a entrada do Brasil no ranking do "Top Ten" é o resultado dos esforços das entidades comprometidas com a promoção de eventos, especialmente através das ações comandadas pela Embratur. Moreira destaca, também, o crescimento e a qualificação da rede de convention bureaux no país como fator importante para a atração de novos eventos internacionais.

Descentralização: eventos em 35 cidades, em todas as regiões - São Paulo é a primeira cidade brasileira com maior número de eventos internacionais, conforme recente levantamento divulgado pela ICCA. Em 2006 a cidade recebeu 54 eventos internacionais. O Rio de Janeiro conquistou a segunda posição com 48 e Salvador a terceira, com 17 eventos internacionais. Em 2006, o Brasil foi palco de 207 eventos internacionais, de acordo com o levantamento da ICCA.

Ao todo, foram 35 cidades, sendo apenas 15 capitais e de todas as regiões do país - do sul e sudeste: todas; do centro-oeste: Brasília e Goiânia; do nordeste: Salvador, Fortaleza, Natal e Recife e do norte: Belém e Manaus. Das outras 20 cidades, oito são do estado de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro e mais Ilhéus e Porto Seguro (BA), Ouro Preto e Uberlândia (MG), Gramado e São Leopoldo (RS), Foz do Iguaçu com 4 eventos (PR) e Joinville (SC).

O turismo de eventos é o que mais movimenta a economia - Os eventos captados pelos Convention & Visitors Bureaux do país rendem anualmente R$ 9 bilhões para a economia do país. Segundo o presidente da Federação, João Luiz Moreira, a cadeia de eventos envolve hoje, no Brasil, cerca de 80 milhões de participantes, gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos e causa impactos em 56 setores da economia. Estima-se que este ramo de atividade tenha crescido 7% anualmente no país nos últimos anos.

Outro indicador é o gasto dos turistas estrangeiros no Brasil: no ano passado, aumentou 11,77%. O levantamento é do Banco Central, que apurou US$4,316 bilhões recebidos com a atividade contra os US$3,861 bilhões registrados em 2005, que até então era a melhor marca da série histórica.

O presidente da FBCVB ressalta que um dos turistas que preenche este perfil é o que vem para fechar negócios e participar de convenções. "A captação de eventos favorece a substituição do turista que consome pouco e tem breve permanência. Se fosse um filme, os Convention & Visitors Bureaux (CVBx) seriam os atores coadjuvantes, mas com direito ao Oscar", compara.

A presidente da Embratur Jeanine Pires relaciona o desempenho à qualidade das pessoas que visitam o Brasil. "É um turista que apresenta gasto mais elevado, permanece mais tempo no país e conhece mais destinos na mesma viagem", explica.

Participação brasileira em feiras internacionais cresceu 115% - Nos últimos quatro anos a participação brasileira em feiras internacionais cresceu 115%. Segundo levantamento da FBCVB, o número de expositores saltou de 370 em 2003 para 793 em 2006.

De acordo com os dados da FBCVB, a participação dos convention bureaux em feiras internacionais saltou de uma em 2003 para 45 em 2006. Somente no ano passado, a FBCVB comercializou 667 módulos e mesas em feiras internacionais, de um total de 695 espaços, atingindo uma taxa de ocupação de 96%.

Cresce o número de cidades servidas por CVBx - Com o movimento crescente e constante de construção de CVBx brasileiros, um total hoje de 73 entidades, a mais recente - Acre CVB - lançada no mês de abril em Rio Branco, o presidente da FBCVB, João Luiz Moreira, avalia que é possível o Brasil subir uma posição no ranking da ICCA em 2007 e até o final da década, mais uma, ingressando assim no disputadíssimo Top Five.

FBCVB lança showcase do Brasil, com apoio do Mtur - "Brasil Showcase" é o título do mais amplo levantamento realizado no país sobre a rede de CVBx com centenas de informações sobre os 67 destinos brasileiros mais importantes. Os 15 mil exemplares impressos e 6 mil CDs serão distribuídos como ferramenta de captação de eventos e divulgação dos destinos.

Foram necessários nove meses de pesquisas e levantamento de dados para confeccionar a obra, que chega ao mercado com 308 páginas, ricamente ilustradas com mais de 700 imagens.

Sob a coordenação FBCVB, o "Brasil Showcase" foi desenvolvido pelo corpo diretivo e técnico dos CVBx associados, que se engajaram no processo durante todo o período de sua elaboração. Produzido em três idiomas (português, inglês e espanhol), o projeto teve seu projeto visual assinado pela agência Celeiro.bmd e contou, ainda, com o apoio decisivo do Ministério do Turismo, que viabilizou a produção e participará ativamente de sua distribuição.

No livro, constam centenas de informações sobre o perfil de cada destino e com todos os dados de necessários à captação de eventos: capacidade hoteleira, calendário fixo de eventos, quantidade de vôos (nacionais e internacionais), dados sobre os espaços de eventos, principais atrações turísticas, temperatura média, entre outros, além de uma ampla abordagem sobre a potencialidade do país para a recepção de turistas e eventos internacionais. Apresenta, também, os dados da ICCA - International Congress and Convention Association - e um texto sobre o Programa Turismo Sustentável & Infância.

Ecologicamente correto - Para produzir os 15 mil exemplares impressos foram utilizadas duas toneladas de papel. Cada tonelada de papel novo precisa de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil kw/h de energia. Para compensar esta perda, a FBCVB irá replantar pelo menos cinco novas árvores em cada um dos 67 destinos que participaram desta edição, totalizando o replantio de 335 árvores. | Por: Adriano Frauches e Letícia Jardim

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