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24/11/2007 - 10:07

Rio de Janeiro receberá mais R$ 828 mil para promoção do turismo no exterior

Verba faz parte da suplementação orçamentária de R$ 60 milhões aprovada pelo Congresso Nacional para execução de ações de promoção internacional do Brasil; estados devem apresentar planos de ação até o dia 30 de novembro.

Campanhas publicitárias, produção de material audiovisual, publicações, caravanas de familiarização com destinos brasileiros para operadores internacionais (Caravana Brasil), ações em eventos da Agenda Internacional de Promoção 2007/2008 da Embratur e viagens com jornalistas estrangeiros são algumas das ações de promoção internacional que podem ser executadas pelos estados com a verba extraordinária.

O estado do Rio de Janeiro receberá R$ 828.310,09 para desenvolver as ações, que devem ser executadas até junho de 2008. A verba de R$ 60 milhões foi aprovada na semana passada, pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta do Senado Federal e a Câmara dos Deputados. Deste montante, R$ 12 milhões serão descentralizados para os estados.

As regras de distribuição dos recursos foram estabelecidas pelo Fórum Nacional de Secretários Estaduais e Dirigentes de Turismo (Fornatur). Pelos critérios acordados, 1/3 do valor destinado aos estados (R$ 4 milhões) foi dividido igualmente entre as 26 unidades da federação e o Distrito Federal e os outros 2/3 (R$ 8 milhões) foram distribuídos proporcionalmente, de acordo com o número de vôos internacionais e de turistas estrangeiros recebidos pelo estado e com os investimentos feitos em promoção internacional, como participação em feiras, campanhas e seminários, entre outros.

As secretarias e empresas estaduais de Turismo devem investir os recursos exclusivamente em projetos de promoção internacional previamente aprovados pelo Conselho Estadual de Turismo de cada unidade da federação. Além disso, a Embratur orienta que os estados utilizem a verba para complementar as ações que já vem sendo desenvolvidas no exterior, sob as orientações do Plano Aquarela – Marketing Internacional do Brasil.

“O mais importante é que as ações de marketing realizadas pelos estados com a verba descentralizada sejam otimizadas em seus respectivos mercados prioritários”, explica a presidente da Embratur, Jeanine Pires.

A Marca Brasil deverá ser aplicada, necessariamente, em todo o material produzido com a verba descentralizada e os materiais e campanhas publicitárias deverão estar nos idiomas dos mercados em que serão distribuídos.

“Estes recursos são super bem-vindos e vão permitir o incremento de nosso trabalho de promoção internacional do Brasil, obtendo resultados melhores ainda no que diz respeito à consolidação da imagem positiva do nosso país no exterior, ao ingresso de turistas estrangeiros e ao incremento das receitas oriundas do turismo internacional no Brasil”, avalia Jeanine Pires.

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