Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2013 - 06:28

Grupo Promon: inovação em programa de voluntariado será apresentada no Equador

O case será apresentado na VI Conferência Regional Latinoamericana de Voluntatiado de Iave, nos dias 14 a 16 deste mês.

São Paulo - Para realizar o seu Programa de Voluntariado em 2014, o Grupo Promon apostou em uma metodologia inédita e inovadora para levantamento de dados junto a todos os stakeholders envolvidos com o Programa. Essa metodologia, nomeada “PerguntAção”, está fundamentada na consulta participativa de opinião e foi desenvolvida pelo Instituto Paulo Montenegro - organização sem fins lucrativos criada pelas empresas associadas ao Grupo IBOPE - para desenvolver e executar projetos de responsabilidade social, empregando sua expertise e conhecimento acumulado na área de pesquisas em ações que beneficiam a sociedade de forma abrangente e transformadora.

A maneira como a PerguntAção está sendo aplicada no Programa de Voluntariado Promon é algo inovador e, por isso, o Instituto Paulo Montenegro escolheu esse case para ser apresentado na VI Conferência Regional Latinoamericana de Voluntatiado de Iave, que acontece nos dias 14 a 16 de outubro, em Guayaquil, no Equador. O evento é realizado pela ACORVOL em parceria com o IAVE. Essa Conferência abordará, por meio de painéis, mesas redonda e workshops, casos de empresas que conseguiram transformar comunidades por meio do trabalho voluntário de seus profissionais, o desenvolvimento de competências para a participação nesse tipo de trabalho, o uso de tecnologias nesse contexto e o gerenciamento de programas de voluntariado.

“A inovação está presente no DNA de todas as empresas do Grupo Promon, em tudo que faz. Na área de Responsabilidade Social não é diferente. Daí, termos buscado também uma metodologia inovadora de pesquisa que contribui para uma maior aproximação e formação de vínculos entre os diversos atores envolvidos com o nosso Programa de Voluntariado. Com isso, teremos em 2014 um programa de ações ainda mais assertivo, bem ao encontro das necessidades dos participantes e das comunidades beneficiadas”, afirma Fábio Risério, gerente de Responsabilidade Social do Grupo Promon.

Com enfoque na consulta participativa de opinião, a metodologia “PerguntAção” consiste no levantamento de dados, dos problemas e necessidades dos participantes, por meio de entrevistas pessoais, com questionário estruturado e permite investigar temas de interesse comuns. “Com isso, vamos direto ao ponto, estimulando a reflexão das pessoas envolvidas sobre a sua própria atuação e as atividades do Programa de Voluntariado. Todos os atores do Programa, crianças, jovens e adultos, agentes e beneficiários da ação social, são pesquisados. É também uma forma de produzir e compartilhar conhecimento, um dos objetivos presentes na forma de atuar do Grupo Promon, para a realização de um projeto em comum e instrumento-chave de transformação da sociedade”, comenta Gabriella Gonçalves, assistente de Responsabilidade Social e coordenadora essa iniciativa.

O Programa de Voluntariado Promon atua em quatro frentes de trabalho: reforço escolar, preparação para o mercado de trabalho, apoio à gestão das entidades sociais e apoio à manutenção das entidades atendidas. Desde a sua fundação, mais de 1.325 voluntários transcenderam sua condição de cidadãos e disponibilizaram seu tempo, seus conhecimentos e competências para beneficiar cerca de quarenta e três mil crianças e adolescentes de dezesseis entidades sociais dos municípios de São Paulo e Rio de Janeiro.

Grupo Promon [www.promon.com.br] Fundada em 1960, a Promon é um grupo empresarial brasileiro reconhecido por sua competência em engenharia, gerenciamento de empreendimentos e forte capacidade empreendedora, cujos únicos acionistas são profissionais vinculados à organização. Sua atuação abrange prioritariamente projeto, integração e implementação de soluções complexas de infraestrutura para setores-chave da economia. Entre eles destacam-se: energia elétrica, óleo e gás, indústrias de processo, química e petroquímica, mineração e metalurgia, infraestrutura de transportes e logística, meio ambiente e tecnologia da informação e comunicação.

As atividades operacionais da organização são conduzidas por seis entidades: a subsidiária integral Promon Engenharia, a PromonLogicalisLatinAmerica (resultado da fusão entre a Promon Tecnologia e a companhia britânica LogicalisGroup), a Trópico (joint venture com a Fundação CPqD e a Cisco Systems), a Promon Novos Negócios, a Promon Meio Ambiente e a P2 Brasil Gestão de Recursos (joint venture com o Pátria Investimentos). Compõem ainda o grupo a Genes Energias Renováveis, a Fundação Promon de Previdência Social, o Instituto de Tecnologia Promon e o Instituto Razão Social, entidade mantida em associação com a Gerdau, que conta com a parceria tecnológica da IBM Brasil.

O destaque como “Empresa do Ano” na edição de 2011 do anuário “Melhores e Maiores” da revista Exame, a presença constante da Promon nos rankingsdas melhores empresas para se trabalhar e das empresas-modelo em sustentabilidade empresarial, o reconhecimento de hors-concours no prêmio "Top OfMind" do Project Management Institute - PMI, conquistas como os Prêmios “MAKE – MostAdmiredKnowledgeEnterprises” e “PMO do Ano 2012”, além do Prêmio Nacional da Qualidade da Fundação Nacional da Qualidade, em 2007, demonstram a solidez de suas práticas de gestão e o sucesso de seu modelo empresarial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira