Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/10/2013 - 06:28

Gerente da Abiquim, junto com grupo da OPAQ recebe Prêmio Nobel da Paz

Por trabalho desenvolvido no combate às armas químicas.Organizadores do Nobel da Paz anunciam homenageados no dia 11 de outubro (sexta-feira).Prêmio deste ano valoriza combate às armas químicas na Síria.

A Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) – ou Organisation for the Prohibition of Chemical Weapons (OPCW) –, cujo Conselho Consultivo Científico (SAB) tem a gerente de Assuntos Regulatórios e Sustentabilidade da Abiquim, Nicia Maria Mourão, como única representante brasileira, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, anunciado nesta sexta-feira, 11 de outubro. O Nobel decorreu do destaque que a OPCW ganhou devido à ação na intervenção às armas químicas na Síria, onde o grupo de verificação e destruição dessas armas está atuando desde 1º de outubro.

De acordo com Nicia, o trabalho da OPAQ é muito delicado, por estar relacionado com aspectos muito confidenciais dos países envolvidos. “Tudo precisa ser feito com muito cuidado para que não se façam acusações inverídicas. O processo de verificação é muito detalhista e as decisões são pautadas no conhecimento técnico-científico, para que não haja nenhuma incorreção na identificação de armas químicas. É um trabalho silencioso, em que a confidencialidade é primordial”, explica.

Para Marcelo Kós, diretor da Divisão de Inspeção da OPAQ e ex-diretor de Assuntos Industriais da Abiquim, o Prêmio foi recebido no momento mais crítico com que a organização já se deparou, em mais de 15 anos de existência. “A OPAQ já passou por situações complicadas no Iraque e na Líbia, mas a diferença é que desta vez estamos enfrentando um conflito armado no país onde estamos fazendo a inspeção, portanto, este grupo está correndo riscos muito maiores”, reforça.

A OPAQ é uma organização intergovernamental independente, que promove e verifica a adesão dos países membros à Convenção de Armas Químicas (CWC), a qual proíbe o uso desses produtos e instalações que os produzem, exigindo sua destruição. Embora não seja uma agência das Nações Unidas, coopera com ela tanto nas questões políticas quanto técnicas.

A principal função do SAB é auxiliar e aconselhar o diretor geral da OPAQ nos aspectos relacionados à ciência e tecnologia nas questões relativas à proibição do desenvolvimento, produção, armazenamento e uso de armas químicas, assim como quanto aos métodos adequados à sua destruição. O SAB mantém grupos de trabalho temporários (GTT) para amostragem e análise, convergência de química e biologia, educação e sensibilização, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira