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12/10/2013 - 06:59

Sistemas de Assistência ao Condutor é o futuro para uma mobilidade mais segura e confortável

Sistemas de Assistência ao Condutor Bosch guiam os veículos de forma autônoma, inclusive em congestionamentos. Conectividade com os sensores que monitoram o ambiente em torno do veículo.

Campinas - Os sistemas de Assistência ao Condutor (ADAS/Advanced Driver Assistance Systems) é uma das tendências em segurança veicular que estão em exposição no estande da Bosch durante o 22º. Congresso SAE.

Os sistemas de assistência de alta performance já ajudam os motoristas a alcançarem seus destinos com mais segurança e conforto. Eles controlam tanto a velocidade do automóvel quanto a distância entre os veículos, assim como informam aos motoristas sobre os congestionamentos das vias. Há ainda tecnologias que auxil iam a realizar manobras para estacionar em vagas pequenas.

A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias que visam trazer ainda mais segurança e conforto aos motoristas. Num futuro, não muito distante, os sistemas ADAS irão frear, acelerar e controlar a direção de forma totalmente autônoma, ou seja, sem qualquer interferência do condutor.

"Isso é possível graças aos sensores de vídeos e radares que registram e analisam as informações do que estão ocorrendo em torno do veículo. Além disso, o ADAS ativa os sistemas e funções que proporcionam mais segurança e conforto para o motorista em diferentes situações de dirigibilidade", ressalta Carlo Gibran, gerente de Vendas da Divisão Chassis System Control da Robert Bosch.

A Bosch possui um amplo portfólio de sistemas de assistência ao condutor baseados em sensores de vídeo e radar. Atualmente, o Piloto Automático Adaptativo (ACC/Adap tive Cruise Control) utiliza um radar para rastrear os veículos à frente e manter distância e velocidade seguras. Atuando em combinação com o ESP®, o ACC forma a base para uma condução mais autônoma. Um software de alto desempenho calcula o trajeto de direção de forma apropriada para garantir uma dirigibilidade mais segura e menos estressante.

Outro destaque é a Câmera de Múltiplas Funções (MPC), que reconhece as faixas de rolagem na pista e alerta o motorista quando o veículo muda de faixa de forma não intencional, por exemplo. Para isso, são necessários dois recursos adicionais: um sensor localizado na traseira do carro para detectar os veículos que se aproximam de forma mais rápida e um mapa de navegação dinâmico.

A atualização do mapa ocorre por meio de uma conexão de rede móvel, mantendo o motorista informado sobre as condições das estradas e das restrições de velocidade local. Embora o motorista permaneça responsável pela condução, ele pode se lim itar a monitorar as ações por meio do sistema de assistência.

Ampla linha de produtos-A Bosch oferece sensores indicados para detectar as condições de tráfego mais relevantes para os motoristas e para seus veículos. Um exemplo é o Radar de Médio Alcance (MRR/Mid Range Radar), que oferece uma faixa de alcance de 160 metros e um ângulo de abertura de 45 graus.

Dependendo da extensão das funções onboard oferecidas pelo veículo, a detecção frontal pode ser realizada por um sensor de radar, ligado a uma câmera mono ou estéreo. Com o LRR3 (Sensor de Radar de Longa Distância - Long Range Radar Sensor), a Bosch oferece um sensor de longo alcance e de alto desempenho. Com um ângulo de abertura de até 30 graus, este sensor pode detectar objetos numa distância de até 250 metros.

A empresa desenvolveu também uma câmera de vídeo estéreo que detecta objetos em 3D com a ajuda de dois sensores. Desta forma, ela é capaz de calcular a distância exata que os ob jetos estão do veículo, bem como em que direção eles estão se movendo. Em ambas as configurações do sensor, o motorista tem total autonomia para realizar frenagens de emergência.

Para que isso funcione, dois sensores de radar de médio alcance assumem a tarefa de observar o tráfego atrás do veículo. Estes sensores possuem um ângulo de abertura de 150 graus e que podem detectar objetos com até 100 metros de distância. [www.bosch.com.br].

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