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15/10/2013 - 07:59

Anunciados os vencedores do Prêmio ETCO de Jornalismo

Folha de S. Paulo, Revista PEGN, Rádio Bandeirantes FM Brasília, Rede Globo e Portal O Tempo são os veículos agraciados. O vencedor do prêmio principal será conhecido em cerimônia marcada para 7 de novembro, em São Paulo.

São Paulo - O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO anunciou hoje os vencedores das cinco categorias do Prêmio ETCO de Jornalismo. No total serão distribuídos R$ 60 mil em prêmios, sendo R$ 10 mil por categoria e mais R$ 10 mil ao vencedor do Grande Prêmio ETCO de Jornalismo, que será anunciado em cerimônia marcada para o dia 7 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. Uma homenagem especial será conferida aos editores dos trabalhos premiados.

A categoria Jornal teve como vencedor Ricardo Mioto, da Folha de S. Paulo, com a série “Pesadelo Fiscal”. Na categoria Revista foram escolhidas Bruna Martins Fontes e Júlia Pitthan pela matéria “Negócios com causa – a escolha é sua” publicada na Revista PEGN. Em Radiojornalismo os ganhadores foram Lucas Scherer e Bruno Feitosa, da Rádio Bandeirantes FM de Brasília, com o trabalho “A indústria da pirataria”. Eduardo Faustini e André Luiz Azevedo, da Rede Globo, foram os vencedores de Telejornalismo, com a reportagem “A cara da corrupção”, veiculada no Fantástico. Por fim, a categoria Jornalismo Online teve como vencedoras Ana Paula Pedrosa e Queila Ariadne, do Portal O Tempo Online, com o trabalho “10 Anos sem Camelô”.

A Comissão de Julgamento foi formada pelos jornalistas Beth Cataldo, Carlos Eduardo Lins da Silva, Fernando Portela, José Márcio Mendonça e Nelson Hoineff. Para escolher os vencedores, a comissão examinou 71 trabalhos da categoria Jornal, 10 da categoria Revista, 10 de Radiojornalismo, 57 de Telejornalismo e 55 de Jornalismo Online, num total de 203 inscrições.

O Prêmio ETCO de Jornalismo foi criado para ampliar o conhecimento e a compreensão dos benefícios para a sociedade das práticas de negócios alinhadas com a ética concorrencial. A premiação é uma entre diversas iniciativas do Instituto ETCO, que reúne empresas e entidades empresariais não governamentais.

ETCO-O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, ETCO, é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 2003 com o objetivo de identificar, discutir, propor e apoiar ações, práticas e projetos que resultem em melhoria concreta do ambiente de negócios no Brasil. Para isso, atua a fim de influenciar tomadores de decisão a adotar medidas que visem a reduzir a sonegação fiscal, o comércio ilegal e a informalidade, além de ações de simplificação do sistema tributário e de combate à corrupção e outros desvios de conduta. O Instituto procura manter forte presença no meio empresarial e político brasileiro, com o objetivo de criar mecanismos e ferramentas que fortaleçam a ética concorrencial. São três as estratégias de atuação: fomentar estudos sobre os fatores que incentivam esses desvios de conduta; propor e apoiar iniciativas, ações ou mudanças em textos legais e práticas administrativas; e desenvolver e apoiar ações de conscientização da opinião pública sobre os efeitos sociais e econômicos maléficos e dos perigos dessas ilegalidades e da leniência social com esses desvios de comportamento ético.

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