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15/10/2013 - 08:09

78% dos profissionais dizem que o dinheiro é o mais importante para ser feliz no trabalho


Mulheres (84%) consideram-se mais felizes no trabalho do que os homens (75%); regionalmente, os cariocas (85%) sentem-se mais felizes do que os paulistas (71%). 79% estão felizes em relação ao trabalho; apenas 7% consideram-se infelizes. Para 46%, eles são os responsáveis, e não a empresa, pela própria felicidade. Estudo inédito realizado pelo Ateliê de Pesquisa Organizacional ouviu quatro grupos de discussão e 200 profissionais de companhias estabelecidas em São Paulo e no Rio.

Uma rápida busca no Google sobre “felicidade” traz inúmeros resultados, desde livros – de autoria do Dalai Lama e Eduardo Giannetti a Lair Ribeiro e Gabriel Chalita –, seminários, workshops, palestras a reportagens jornalísticas sobre o tema. A questão ganhou tanta relevância que a ONU mantém, desde 1972, o indicador de Felicidade Interna Bruta (FIB), e há até uma companhia multinacional que possui seu próprio índice, que mede bimestralmente o nível de felicidade dos seus funcionários. Ou seja, querem quantificar o nível da “qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento e bem-estar” deles, de acordo com a definição do Grande Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa para o vocábulo.

Atualmente, o tema felicidade no trabalho é a bola da vez no mundo corporativo e uma das prioridades das áreas de Recursos Humanos. Muitas pesquisas têm sido feitas por diversas instituições exatamente para lançar algum entendimento sobre o tema que, por ser uma novidade, é bastante abstrato e até cercado de muito romantismo. Isso ocorre porque o assunto é de grande complexidade e invariavelmente é incluído entre os conceitos e melhores práticas de RH, como clima organizacional, engajamento e política de retenção de talentos profissionais.

Para tentar desvendar o significado de felicidade no trabalho, o Ateliê de Pesquisa Organizacional (www.ateliedepesquisa.com.br) divulga um estudo inédito sobre o tema. Com abordagens qualitativas (quatro grupos de discussão) e quantitativas (200 entrevistas), gestores e não gestores de companhias estabelecidas em São Paulo e no Rio de Janeiro responderam e indicaram o entendimento e a experiência que possuem da própria felicidade no trabalho. O propósito central do estudo foi conhecer e abordar, de forma dinâmica e profunda, como esses profissionais percebem e caracterizam a condição de felicidade nas empresas em que trabalham.

Em síntese ( veja mais detalhes da pesquisa, abaixo), o que a pesquisa revela sobre felicidade no trabalho para os profissionais ouvidos? Eles mesmos apontam: é ganhar dinheiro, relacionar-se com pessoas, ter desafios, trabalhar em equipe. É contar com relações seguras e confiáveis entre colegas, ser reconhecido, sentir-se motivado, satisfeito, competente e alegre na empresa, entre outros sentimentos.

Outro tema pesquisado, e também relevante, diz respeito à infelicidade no trabalho. Os participantes da pesquisa apontaram várias compreensões: ter disputas internas, sofrer pressões, ambiente tenso, colegas fingidos, adoecimentos, pouco tempo para coisas pessoais, ausência de reconhecimento e líderes inadequados, entre outros fatores.

O estudo produziu algumas conclusões. Uma delas indica os fatores individuais bastante presentes na determinação do estado de (in)felicidade dos profissionais, e também a influência dos fatores externos e coletivos, com ênfase, porém, um pouco menor do que se costuma considerar. Outra conclusão provoca uma reflexão sobre a novidade (ou não) do conceito de felicidade no trabalho, uma vez que os próprios profissionais quando a definem usam conceitos como motivação, realização no trabalho, clima e ambiente, que são velhos conhecidos da área de Recursos Humanos.

A seguir, os principais resultados e a metodologia do estudo inédito sobre felicidade no trabalho, desenvolvido pelo Ateliê de Pesquisa Organizacional. Para entrevistas sobre a pesquisa estão disponíveis para entrevistas: .Suzy Cortoni, sócia-diretora do Ateliê de Pesquisa Organizacional e também da ComSenso Agência de Estudos do Comportamento.

. Luis Felipe Cortoni, consultor do Ateliê de Pesquisa Organizacional e sócio-diretor da consultoria LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações.

Pesquisa “Felicidade no Trabalho” – Principais resultados: Felicidade em relação ao trabalho: para 78%, o dinheiro é um fator que se sobrepõe a todos os outros.

. Para 79% dos entrevistados, eles estão felizes ou muito felizes em relação ao trabalho; apenas 7% consideram-se infelizes ou muito infelizes.

. Para 46%, eles são os responsáveis e não a empresa pela própria felicidade no trabalho.

Mulheres vs. Homens: Entre as mulheres, 84% consideram-se felizes ou muito felizes em relação ao trabalho. - Entre os homens, 75% consideram-se felizes ou muito felizes em relação ao trabalho.

Paulistas vs. Cariocas: .Os cariocas (85%) consideram-se felizes ou muito felizes em relação ao trabalho.

. Os paulistas (71%) consideram-se felizes ou muito felizes em relação ao trabalho.

. O dinheiro tem muito mais peso para os cariocas (84%) do que para os paulistas (73%).

Excesso de trabalho: . Trabalhar é importante para o crescimento pessoal e profissional, disseram 45% dos entrevistados; 44% disseram que trabalham para sentir-se realizado.

. Para 57%, trabalhar mais de 8 horas por dia é motivo de satisfação. Apenas 17% responderam que trabalhar além do horário é motivo de insatisfação.

O que deixa feliz no trabalho: .Para 49%, relacionar-se com pessoas é uma das situações que deixa feliz no trabalho. Para 41%, trabalhar em equipe é a principal situação.

.Para 68%, quando estão felizes no trabalho, sentem-se motivados.

.Para 36% (60% deles do Rio de Janeiro), nada os deixa infelizes no trabalho.

. Para 48%, a infelicidade no trabalho traz o sentimento de desmotivação.

Saúde: . A maioria dos entrevistados (63%), não tiveram qualquer problema de saúde nos últimos meses. Mas 37% deles apontaram estar sofrendo de dor de cabeça (43%), cansaço exagerado (25%) e dor de estômago (18%), entre outros adoecimentos.

Percepção dos entrevistados (Qualitativa)-Os profissionais entrevistados na etapa qualitativa expressaram sua percepção a respeito do tema felicidade e infelicidade, por meio de 80 fotos. Cada participante elegeu entre duas e três imagens que melhor representavam o sentimento de felicidade no trabalho. Depois, cada um explicava suas escolhas e associações.

. Imagens de dinheiro e sucesso foram selecionadas em todos os grupos.

. Houve total consenso de que as imagens traziam símbolos de felicidade.

Metodologia: . Entrevistados, por gênero: 40% mulheres e 60% homens.

. Faixa etária: 28 e 45 anos.

.Tempo de trabalho na empresa:8 a25 anos.

. Empresas com mais de mil funcionários (65%) e500 a1.000 funcionários (35%).

. Grau de instrução: 100% com formação superior.

.Segmento das empresas: indústria (51%), comércio (31%) e serviços (18%).

. Remuneração anual: R$ 50 mil a R$ 150 mil (84%); R$ 150 mil a mais de R$ 300 mil (16%).

Ateliê de Pesquisa Organizacional [www.ateliedepesquisa.com.br]-Criado em 2006, nasceu da parceria entre a consultoria LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações e a ComSenso Agência de Estudos do Comportamento. É especializada em metodologias de pesquisa organizacional e diferencia-se por combinar métodos quantitativos e qualitativos de levantamento de dados. Possui expertise para observar, transparecer, tornar tangível, revelar e diagnosticar comportamentos e situações dentro da empresa e nas relações da corporação com o seu meio externo.

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