Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2013 - 08:37

Indústria aposta em tecnologias que melhoram o valor nutricional dos alimentos

Nova geração de ingredientes agrega importante valor nutricional aos alimentos.

São Paulo – É cada vez maior a preocupação da indústria na produção de alimentos com alto valor nutricional, contribuindo para a qualidade de vida da população. No Brasil, a preocupação também é a mesma. Segundo pesquisa conduzida pelo Ministério da Saúde em 2012, 51% dos brasileiros a partir dos 18 anos está acima do peso. De acordo com o instituto de pesquisa Euromonitor, em crianças, esse índice chega a 30%.

Na semana do Dia Mundial da Alimentação, os números levam a uma reflexão importante sobre as iniciativas da indústria para prover alimentos mais saudáveis e nutritivos a uma população que até 2050 deve atingir a marca de 9 bilhões de habitantes. Atualmente, as tecnologias em ingredientes são fundamentais para o desenvolvimento de produtos com teor de sal e açúcar reduzidos, livres de gorduras trans e ricos em fibras, proteínas e vitaminas.

“O comportamento dos consumidores está mudando e a indústria precisa acompanhar este movimento. Atualmente as empresas estão investindo seus recursos na pesquisa e desenvolvimento de produtos mais saudáveis e com ingredientes que tragam benefícios para a vida dos consumidores”, revela Eduardo Pimentel, gerente de Inovação da DuPont Nutrição & Saúde. Hoje, a indústria apresenta uma infinidade de opções, como ingredientes que agregam valor nutricional aos diversos alimentos e suplementos. Entre eles, podemos citar fibras, probióticos, proteínas de soja, fitosteróis, vitamina K e xilitol.

Fibra: diretamente associada à saúde digestiva, mantém o sistema digestório saudável, equilibra a microflora intestinal e reduz o desconforto relacionado a problemas digestivos. A fibra alimentar não é metabolizada pelo corpo, por isso auxilia também no controle de peso, pois possui valor calórico de apenas 1 kcal/g e pode ser usado para reduzir a carga glicêmica de formulações, substituindo carboidratos altamente glicêmicos, como a glicose e a sacarose;

Probióticos: auxiliam na redução da incidência, duração e gravidade de doenças do trato respiratório superior, restauram a flora intestinal durante e após tratamento com antibióticos, melhoram os sintomas gastrointestinais comuns em adultos saudáveis e diminuem o tempo de trânsito colônico nas pessoas que sofrem de constipação.

Proteína de soja: contribui para a redução de colesterol total e LDL (também chamado de mau colesterol). O consumo diário de no mínimo 25 gramas de proteína de soja auxiliam na redução do colesterol. A proteína de soja apresenta um benefício adicional, pois possui baixo teor de gordura e não contém colesterol. Para quem pratica atividade física, a proteína também oferece benefícios importantes. Tanto a proteína de soja quanto a de leite são igualmente eficazes no desenvolvimento muscular. A proteína de soja preserva a massa magra durante o processo de perda de peso e auxilia o processo de recuperação muscular. Além disso, a proteína de soja não contém lactose, portanto, é adequada também para crianças e adultos com intolerância à lactose ou alergia à proteína láctea.

Fitosteróis: auxiliam na saúde cardiovascular. Seu consumo reduz a absorção de colesterol, diminuindo os níveis de colesterol no sangue. Os fitosteróis são incorporados pelas micelas intestinais, bloqueando com eficiência a absorção do colesterol dietético e biliar.

Vitamina K2: recomendada para ajudar na manutenção dos ossos, mantendo-os mais saudáveis. O ingrediente é essencial na capacidade do corpo de coagular o sangue, ligar o cálcio aos ossos, evitar o depósito de cálcio nas artérias e manter a massa óssea existente, gerenciando os riscos de perda de massa óssea e maximizando a utilização do cálcio absorvido.

Xilitol: ajuda na redução do desenvolvimento de cárie dentária, resiste à fermentação por bactérias na boca, reduz a formação da placa, aumenta o fluxo da saliva para remineralizar o esmalte dentário danificado e complementa e reforça o efeito do fluoreto em produtos de higiene bucal.

“O crescimento acelerado da população demanda investimentos cada vez maiores em tecnologias e soluções que ajudem a ampliar a disponibilidade e, acima de tudo, melhorar a qualidade nutricional dos alimentos. Com esta finalidade, a DuPont foca seus esforços e destina mais da metade dos seus investimentos de Pesquisa & Desenvolvimento para o mercado de alimento”, afirma Pimentel.

Segurança Alimentar e Nutrição-Este ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação é “Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição”. Nesse contexto, as nações podem trabalhar em atividades de colaboração que melhorem a disponibilidade, acessibilidade, qualidade e segurança dos alimentos.

Entre as ferramentas que podem ajudar nestas atividades de colaboração, destaque para o Índice Global de Segurança Alimentar (Global Food Security Index – GFSI), estudo produzido pelo Economist Intelligence Unit (EIU) e apoiado pela DuPont. Disponível em http://foodsecurityindex.eiu.com, o índice fornece uma profunda análise sobre a segurança alimentar em 107 países, incluindo o Brasil, permitindo a definição de ações que melhorem a condição de cada um. “A segurança alimentar existe quando as pessoas têm acesso físico, social e econômico permanente a alimentos nutritivos e em quantidade suficiente para atender as suas preferências e necessidades nutricionais, provendo uma vida saudável e ativa”, destaca Pimentel.

Atualmente, o Brasil ocupa a 29ª posição no ranking geral de segurança alimentar, sendo bem avaliado principalmente por seu compromisso com padrões nutricionais e pela volatilidade da produção agrícola. Na América Latina, o país ocupa a 2ª posição, ficando atrás, apenas, do Chile. Destaque para a alta pontuação do Brasil nos seguintes quesitos: proporção da população abaixo da linha da pobreza, tarifas de importação agrícola, a suficiência da oferta, diversificação da dieta e o acesso a financiamento agrícola. No entanto, o índice apontou que a infraestrutura agrícola e o PIB per capita são pontos críticos para o país.

DuPont Nutrição & Saúde responde aos desafios mundiais em alimentos, oferecendo uma vasta linha de bioingredientes sustentáveis e soluções avançadas de diagnóstico microbiológico para proporcionar alimentos mais seguros, saudáveis e nutritivos. Por meio de uma estreita cooperação com os clientes, a DuPont combina conhecimento e experiência com paixão por inovação, para entregar aos clientes um valor inigualável no mercado.

Desde 1802, a DuPont (NYSE: DD) traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente. [ www.dupont.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira