Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2013 - 08:37

FecomercioSP: confiança do empresário paulistano sobe 2,7% em setembro

Indicador da federação apresentou segunda alta mensal consecutiva.

São Paulo - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (ICEC) teve alta de 2,7% em setembro, saindo dos 110,1 pontos, em agosto, para 113,1pontos, em setembro, em uma escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Esse foi o segundo aumento mensal consecutivo no indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O índice registrou percepções mais otimistas em dois dos seus três componentes. Para FecomercioSP, a confiança do empresário mostra sinais de recuperação. Entretanto, há indícios de uma menor disposição para investir - o que reforça o fato de os empresários ainda estarem cautelosos quanto ao nível de atividade econômica, bem como do ciclo de consumo.

O subíndice que mede as condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) que vem permanecendo na área de pessimismo, registrou em setembro avanço de 12,4%, passando de 78,4 pontos em agosto para 88,2. O avanço foi influenciado, principalmente, pelo item que mede a percepção dos comerciantes em relação às condições atuais da economia (CAE), com alta de 19,2% no mês.

O subíndice que analisa a expectativa do empresário (IEEC) também apontou alta de 1%, ao passar de 144,4 pontos, em agosto, para 145,9 pontos, em setembro. Quando se avalia o item da percepção em relação à economia (EEB), verificou-se alta de 2,8%.

Por outro lado, o subíndice que mede a propensão a novos investimentos dos comerciantes (IIEC) apresentou queda de 2,1%, com diminuição de 107,5 pontos, em agosto, para 105,2 pontos, em setembro. A maior influência negativa foi apurada no quesito de novos investimentos (NIE), que caiu 3,7%.

Nota metodológica - O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) contempla as percepções dos empresários do setor em relação ao seu segmento, à sua empresa e à economia do País. São entrevistas feitas em painel fixo de empresas, com amostragem segmentada por setor ("não duráveis", "semiduráveis" e "duráveis") e por porte de empresa ("até 50 empregados" e "mais de 50 empregados"). As questões agrupadas formam o ICEC, que por sua vez pode ser decomposto em outros subíndices que avaliam as perspectivas futuras, a avaliação presente e as estratégias dos empresários mediante o cenário econômico. A pesquisa é referente ao município de São Paulo.

FecomercioSP - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Responsável por administrar, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes e congrega 154 sindicatos patronais que respondem por 11% do PIB paulista - cerca de 4% do PIB brasileiro -, gerando em torno de cinco milhões de empregos. Blog: www.fecomercio.com.br/blog.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira