Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2013 - 08:45

É possível passar no vestibular de faculdade pública sem fazer cursinho

Estudante de 18 anos da ETEP -Escola Técnica Professor Everardo Passos é aprovada na USP sem realizar curso pré-vestibular.

Entre os anos de 2009 a 2013, vem crescendo o número de calouros que passaram nos vestibulares da Universidade de São Paulo sem fazer cursinho pré-vestibular. Em 2009, 29,4% dos ingressantes não fizeram o cursinho, enquanto em 2013 o índice saltou para 37,5%.

Seguindo essa tendência, em São José dos Campos, a estudante Rafaella Ferreira Nunes, 18, que concluiu o ensino médio-técnico na ETEP, passou no vestibular da USP em Matemática. “Não optei pelo cursinho porque sempre preferi estudar sozinha e por achar que já estava preparada, então, o cursinho não seria uma boa opção para mim” afirma Rafaella.

Assim como a jovem, muitos estudantes optam em estudar sozinhos sem fazer o curso preparatório para o vestibular. Entretanto, para alcançar a tão sonhada e disputada vaga, é preciso muita disposição e interesse desde os primeiros anos na escola. “O empenho, esforço e dedicação, desde as séries do Ensino Fundamental e, principalmente, um bom rendimento no Ensino Médio é fundamental para concretizar este objetivo”, relata o professor de geografia da ETEP, Luiz Fernando de Moraes Paisani.

Ao passar no vestibular da USP, a estudante teve seu esforço recompensado, como conta o professor Luiz Fernando. “Rafaella é um exemplo de que grandes conquistas necessitam de grandes esforços. Ela apresentou um excelente desempenho em todas as disciplinas durante o Ensino Médio na ETEP, sempre atenta nas aulas e aplicada na realização das atividades e avaliações. Esta capacidade ela demonstrou passando num dos vestibulares mais concorridos do Brasil, sem a necessidade de um cursinho pré-vestibular”.

A organização é outro fator importante e decisivo para se obter sucesso nesse momento, já que estudar sozinho requer muita disciplina e dedicação. “A grande vantagem de não fazer o cursinho é a liberdade de ser você mesmo e estudar conforme as suas necessidades, ou seja, do seu jeito. Isso requer disciplina e muita atenção durante os estudos, o que muitos alunos não possuem, fato que pode ser considerado como uma ‘desvantagem’”, ressalta a estudante Rafaella. Além disso, o vestibulando deve programar intervalos para relaxar e se divertir, mas sem perder o foco dos estudos.

É muito importante o apoio da família, desde os estudos até a escolha do curso e faculdade. “Sempre procuramos apoiá-la em suas escolhas, porém, reiterando as dificuldades do mercado e de sua carreira. Aconselhamos a manter a calma e não exigir tanto de si mesma, porque, caso não obtivesse êxito na primeira tentativa, haveria outras chances. Não há porque ter tanta pressa”, relata Aloísio Ferreira Nunes, pai da estudante.

Ensino técnico também pode ajudar na hora do vestibular .

Fazer um curso técnico durante o ensino médio, também pode ajudar na hora do vestibular, pois o técnico possibilita que o estudante vivencie na prática as teorias que aprende na sala de aula, assim ele pode assimilar melhor os conteúdos. “Aqui na ETEP também incentivamos e apoiamos os alunos a participarem das edições de eventos como Olimpíada Brasileira de Física, a Olimpíada de História do Brasil da Unicamp. Ainda organizamos no próprio ambiente da escola palestras voltadas para as áreas técnicas e a Expoetep, feira onde os alunos expõem seus Trabalhos de Conclusão de Curso, tudo para prepará-los para momentos de tensão como o de um vestibular”, relata o professor Luiz Fernando.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira