Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2013 - 08:01

Novidades da Elipse foram apresentadas em cinco capitais do país


Elipse Refresh do Rio de Janeiro foi realizado no auditório do Centro Empresarial Botafogo

Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro conheceram duas novas soluções da empresa ao longo do Elipse Refresh .

Como as tecnologias móveis podem revolucionar a automação e como é possível gerir informações em tempo real? Estas e outras perguntas foram respondidas no Elipse Refresh, circuito de palestras promovido pela Elipse Software e que foi realizado no início de outubro, em cinco das principais capitais brasileiras. Porto Alegre, dia 3, Curitiba, 8, Belo Horizonte, 9, São Paulo, 10, e Rio de Janeiro, 11, foram as cidades-sedes do evento.

Ao longo do Elipse Refresh, Maurício Simões Posser - analista de produto, palestrante no encontro de Porto Alegre, e Luana Pinheiro Nasu - engenheira de vendas, palestrante nas demais cidades-sedes, revelaram como o Elipse Plant Manager (EPM) obtém e contextualiza os dados de diferentes fontes e formas. Com a ajuda de ferramentas colaborativas e dispositivos móveis, a solução auxilia na tomada de decisões, trazendo a informação certa em tempo hábil.

Maurício exibindo um dos indicadores gráficos do EPM em Porto Alegre: “O fato da ferramenta permitir que você possa obter uma grande soma de dados e analisá-los em tempo real, disponibilizando os resultados via web, foi a parte que mais me chamou a atenção em relação à palestra”. Cleriston Cleber Rôa, projetista de automação da RBN Automação, no Elipse Refresh de Curitiba. “A solução é formidável. Atende claramente a necessidade que grandes empresas possuem para organizarem melhor as suas informações, não as deixando mais isoladas. Você dispor de uma ferramenta capaz de disponibilizar rapidamente os dados é muito bom”. Tetiana Guimarães, técnica em automação do Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras), no Elipse Refresh do Rio de Janeiro.

Luana demonstrou como o EPM permite ao usuário exibir as informações referentes a um específico intervalo de tempo via seus gráficos em São Paulo.

A facilidade, velocidade, segurança e confiabilidade como o EPM coleta, contextualiza e disponibiliza os dados provenientes das mais variadas fontes, mesmo via internet, para geração de relatórios, visualizações em dashboards ou análises no Microsoft Excel, através do EPM Add-in for MS Excel, foram abordadas nas palestras. O aumento das potencialidades de análises que o ambiente integrado, utilizando a linguagem Python, proporciona aos usuários foi outro ponto bastante salientado.

“O EPM está sendo uma positiva surpresa, integrando os dados de maneira fácil, intuitiva e, acima de tudo, usando uma linguagem bem direcionada ao usuário final e ao desenvolvedor”. José Mateus da Silva Neto, gerente comercial da Automaton, no Elipse Refresh de Belo Horizonte.

“Já temos o EPM rodando na Elektro. Uma ferramenta que nos oferece vários recursos, fazendo com que possamos atuar sem depender tanto da TI. Um destes recursos é o fato dele conseguir publicar indicadores na web. Uma função que, sem dúvida, é muito importante para a gestão de qualquer empresa de energia”. Karyna Cardoso, engenheira da Elektro, no Elipse Refresh de São Paulo.

Na sequência, Alexandre Balestrin Corrêa, diretor de desenvolvimento da Elipse, discorreu sobre como as tecnologias móveis podem revolucionar a automação. Côrrea abriu a palestra exibindo uma apresentação realizada em 1964, já prevendo a possibilidade das pessoas poderem conduzir seus negócios e trocar informações à distância.

Encerrado este vídeo, o palestrante falou sobre a evolução das tecnologias de um modo geral, citando alguns aplicativos disponíveis para smartphones atualmente como exemplos desta evolução. Neste contexto, Corrêa deu início à apresentação da solução criada pela Elipse para monitorar diferentes sistemas de automação via mobile.

“Acredito que a Elipse esteja seguindo uma tendência mundial de migrar as aplicações, em todos os seus níveis, para os mobiles. Isso já foi, inclusive, preconizado pelo Steve Jobs e o Bill Gates. Vocês estão no caminho”. Adriano Roque de Arruda, engenheiro eletricista do DMAE, no Elipse Refresh de Porto Alegre.

“Não há dúvidas de que as pessoas irão usar esta tecnologia em um futuro muito próximo. A Elipse está indo de acordo com as novas tendências de mercado”. Roseli Ayumi, analista em automação da Roque Correia, no Elipse Refresh de Curitiba.

Uma nova tecnologia que permite ao operador efetuar comandos, compartilhar fotos e informações mesmo estando distante da sala de operações. Por fim, aspectos ligados à interoperabilidade, ou seja, o fato de ser possível associar esta solução da Elipse com outras tecnologias que agregam ainda mais vantagens ao controle de uma aplicação também foram abordados.

“A palestra foi muito boa. Consegui esclarecer muitas dúvidas nesta área ligada aos dispositivos móveis e pretendo utilizar esta tecnologia nos meus trabalhos futuros tanto pessoais quanto profissionais”. Marcos Giovanni, técnico em planejamento de programação elétrica da Vale do Rio Doce, no Elipse Refresh de Belo Horizonte.

“A tendência, hoje, é fazer tudo no celular. Com esta solução, você consegue visualizar, via mobile, todos os pontos de máquina, alarmes, variáveis e efetuar comandos. Graças a esta tecnologia, a manutenção e a resposta de processo serão realizadas de forma muito mais rápida”. Luiz Felipe Marques de Souza, analista da Benco Energia, no Elipse Refresh do Rio de Janeiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira