Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2013 - 08:15

Prêmio Estampa Brasil Renner inaugura exposição e lança livro no Shopping Barra


Evento contará ainda com talk show com a participação de Fernanda Feijó, da Lojas Renner, e da jornalista Camila Marinho, que falarão sobre moda, design e estampas.

O Shopping Barra lançou no dia 15 de outubro (terça-feira), na área da expansão, no 4º piso, a exposição inédita no Norte e Nordeste com os trabalhos dos vencedores do Prêmio Estampa Brasil Renner - primeira edição do concurso nacional que criou oportunidades para estudantes, artistas, profissionais de design e demais interessados usarem a criatividade e talento na arte de produzir estampas. Na ocasião também será lançado o livro Alma Brasileira, idealizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, assim como a exposição.

O evento reserva mais um atrativo especial: um talk show com a participação de Fernanda Feijó, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Estilo da Renner, e da convidada especial, a jornalista e blogueira Camila Marinho. No bate-papo com o público, elas falarão sobre moda, design, estampa e o prêmio, que teve seus vencedores revelados no dia 03 de outubro, em São Paulo, quando foram destacados o primeiro, o segundo e o terceiro colocados, além de menção honrosa em cada uma das cinco categorias do concurso. “O Barra está sempre inovando e trazendo as últimas novidades em moda para os seus clientes. Receber esta exposição pioneira no Norte-Nordeste, em parceria com a Lojas Renner, vem agregar ainda mais a maneira de impulsionar a moda na Bahia”, afirma a gerente de Marketing do Shopping Barra, Karina Brito. A mostra ficará aberta ao público de 15 de outubro a 02 de novembro.

Com abrangência nacional, o Prêmio Estampa Brasil Renner foi dividido em cinco categorias tendo a Alma Brasileira como tema: Alma Brasileira das Pessoas, Alma Brasileira da Rua, Alma Brasileira da Flora, Alma Brasileira da Fauna e Alma Brasileira do Artesanato. Cada participante pôde inscrever até dois trabalhos em cada categoria. As inscrições, gratuitas, foram realizadas pelo site [www.premioestampabrasil.com.br]. Nessa primeira edição, o concurso contou com mais de 2,6 mil trabalhos inscritos, de diversas cidades e regiões do país, resultado do amplo trabalho de divulgação em mais de 60 faculdades e cursos de moda e design em todo o Brasil, além de redes sociais, publieditoriais, mídias de moda e imprensa em geral.

Além da participação na exposição e no livro Alma Brasileira, o primeiro colocado de cada categoria terá seu trabalho estampado na coleção de verão da Lojas Renner. A exposição teve sua estreia em São Paulo, de 03 a 10 de outubro, no Bourbon Shopping, antes de seguir para o Shopping Barra, em Salvador.

Fernanda Fernandes Feijó - Como gerente sênior de Desenvolvimento de Estilo sua principal atividade é a criação e desenvolvimento das coleções das marcas próprias da Renner. É formada em estilismo pela FAAP e em estilismo de calçados pela Feevale. Com 25 anos de experiência no mercado de moda e varejo, está há 18 anos na Lojas Renner, onde já atuou na área de compras nos departamentos feminino, infantil e acessórios.

Os jurados do concurso- A comissão julgadora do Prêmio Estampa Brasil Renner foi formada por profissionais reconhecidos nacionalmente por seus trabalhos em design de estampas e moda. O grupo se reuniu em Porto Alegre (RS), no início de setembro, para selecionar os trabalhos vencedores. São eles: .Renata Rubim-Especialista em design de superfície, é autora do livro “Desenhando a Superfície”, primeiro no Brasil sobre o tema. Possui diversas premiações nacionais e internacionais.

Gabriela Cirne Lima - Gerente geral da área estilo e desenvolvimento da Lojas Renner. É formada em estilismo e possui especialização em negócios de moda e MBA em gestão de varejo.

Monica Schoenacker - Mestre em printmaking, ministra as disciplinas de Estamparia de Moda e Laboratório Têxtil. É responsável pelo design de produtos de diversas marcas de moda.

Andrea Bisker - Sócia da Mindset, realiza seminários de tendências e comportamento de consumo e iniciou a operação da WGSN, nas Américas do Sul e Central. Atua há dez anos no mercado de moda e tecnologia.

Wagner Campelo - Pós-graduado em Design de Estamparia pela Faculdade SENAI-CETIQT, possui mais de 20 anos de experiência profissional, com estampas comercializadas nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Brasil.

. Os ganhadores do Prêmio Estampa Brasil Renner 2013:

. Categoria Alma Brasileira do Artesanato:1º lugar=Isabela Certain de Freitas – Bragança Paulista | SP.Texturas brasileiras: Essa estampa traduz as mais variadas texturas que encontramos no artesanato em várias regiões do nosso país.

2º lugar: Otacoiza Thiago Baltar – Petrópolis | RJ.Cultura indígena: Misturando elementos culturais indígenas e o meio onde vivem, a ilustração explora a biodiversidade desse povo que tem a alma do Brasil.

3º lugar: Ana Paula Zonta – Porto Alegre | RS.A arte do sertão: A estampa foi inspirada na xilogravura, técnica utilizada na confecção dos livrinhos da literatura de cordel. Os desenhos foram entalhados em madeira e impressos antes de serem digitalizados para compor o pattern.

Menção honrosa: Gabriella Perrotti Laruccia – Campinas | SP.Criada à mão: Estampa desenhada à mão, uma homenagem a todos os trabalhos brasileiros criados à mão.

Categoria Alma Brasileira da Fauna:1º lugar=Justine Noronha Hack – Rio de Janeiro | RJ.Tucanos: Padronagem inspirada na beleza das cores do tucano.

2º lugar: Ana Vieira Ferreira Franco Netto – Rio de Janeiro | RJ.Tigre banana: A alma da fauna brasileira não se resume a uma só origem. É uma mistura de cores, formatos e sensações. Enquanto o resto do mundo vê desenhos em nuvens, essa estampa é inspirada nas nossas deliciosas bananeiras.

3º lugar: Gabriella Maria Takino Lundholm – Rio de Janeiro | RJ.Flora e fauna: A flora e fauna juntas, em uma mesma estampa, representando o Brasil nas cores.

Menção honrosa: Paula Arnemann Porn – São Paulo | SP.Tuiuiú do pantanal: Estampa inspirada no tuiuiú, uma das maiores aves da América do Sul, símbolo clássico do pantanal. Uma curiosidade bem interessante: durante o período de incubação dos ovos, a mãe fica em pé ao lado do enorme ninho, sempre atenta aos predadores.

. Categoria Alma Brasileira da Flora: 1º lugar:Andrea Yuriko Kuriki – São Bernardo do Campo | SP.Coqueiro: Embora o coqueiro não seja de origem brasileira, ele é muito representativo no país, tanto que se encontra na bandeira do município de Coqueiro Baixo, localizado no Rio Grande do Sul.

2º lugar: Ana Paula Guerreiro – Niterói | RJ.Vida tropical: Estampa desenhada a lápis e colorida com áreas chapadas e uniformes, criando um colorido diferencial. Desenhei plantas e frutas brasileiras, como o cajueiro, mangueira, pau-brasil e a bananeira de jardim (helicônia). É uma homenagem ao nosso lindo rico país tropical brasileiro.

3º lugar: Silmara Slobodzian – Curitiba | PR.Descascando o abacaxi: O abacaxi é o rei dos frutos da flora brasileira. Foi amplamente cultivado pelos indígenas no passado. Seu sabor é bastante ácido e muitas vezes adocicado, que agrada ao paladar. Um símbolo que traduz, em sua cor e forma, a alma da flora brasileira.

. Menção honrosa: Diego Pereira Bernardo – Fortaleza | CE.Mistério: Nessa estampa, a floresta vem mixada de forma sutil com desenhos étnicos, que remetem às aldeias em meio às florestas. Traz, ainda, a tendência do preto e branco.

. Menção honrosa: Paula Bonis – São Paulo | SP.Victoria Amazonica: A vitória-régia é uma planta típica da região Amazônica e integra a cultura brasileira física e culturalmente. No folclore, surgiu como fruto dos sonhos de uma índia guerreira e determinada. Hoje em dia, a determinação e a garra estão em todas as brasileiras. A função da estampa é caracterizar as mulheres de nosso país.

.Categoria Alma Brasileira das Pessoas:1º lugar:Naiara Sanner Cristofoletti – São Paulo | SP.A alegria e diversidade contagiam: O povo brasileiro é sempre muito alegre, comunicativo e está sempre em festa. Não existe tempo ruim. Música e dança são algumas de suas formas de expressão e foram a inspiração para essa estampa, com a ajuda do frevo, que transmite tudo isso.

2º lugar: Juliana Rabinovitz – Salvador | BA.Mistura: Estampa corrida inspirada nas origens do povo brasileiro pela miscigenação das raças negra, indígena e branca, ilustrada pelo encontro e mistura de “cabeças” que simbolizam cada raça. Técnica de ilustração: desenho manual com pincel esferográfico e posterior manipulação e arte-finalização digital.

3º lugar: Débora Kavaliéris Galvão – São Paulo | SP.Nordestinas: Inspirado nas mulheres do sertão nordestino.

. Menção honrosa: Adriana Alves – São Paulo | SP.Povo brasileiro: A mistura racial que compõe o povo brasileiro, mostrando a generosidade, a tolerância e o amor entre as raças que formam o nosso povo.

. Categoria Alma Brasileira da Rua:1º lugar=Isabella Luglio – São Paulo | SP.Casas do morro: Ilustração que retrata um olhar sobre as construções de casas nos morros do país. O mix de casas, vegetação, quadras e outros elementos forma um dos cenários mais característicos de nosso Brasil.

2º lugar: Mariana Leitão Pinheiro – Porto Alegre | RS.Bairro de lata 2: Estampa inspirada na alma e no cotidiano de uma comunidade brasileira, retrata pequenos detalhes do dia a dia, tais como estender a roupa no varal, ir ao mercado e até mesmo instalar uma parabólica no telhado, sem esquecer do delicioso pastel, comida típica brasileira.

3º lugar: Juliana Rabinovitz – Salvador | BA.Qualpentequetepenteia: Estampa corrida inspirada em cena pitoresca típica dos pequenos comércios informais de rua onde pentes multicoloridos são expostos e vendidos em “amontoados”. Ilustrada através da técnica de montagem fotográfica (fotografias de autoria própria).

. Menção honrosa: Cassia Karin Muniz dos Santos – São José dos Pinhais | PR.Detalhes urbanos: Inspiração nos detalhes das ruas em contraste de cores que representam a vivacidade das pessoas.

O livro Alma Brasileira - Pensando em incentivar criativos do mercado de estamparia do país, dar visibilidade a novos talentos e estimular o empreendedorismo, a Lojas Renner apoiou o Prêmio Estampa Brasil. O projeto resultou na publicação do livro Alma Brasileira, que reúne os trabalhos dos finalistas das cinco categorias do concurso.

Com 152 páginas, projeto gráfico da Paim Comunicação, de Porto Alegre (RS), e textos do jornalista Ricardo Bueno, a obra traz, ainda, um apanhado sobre a história da estampa, o uso de pigmentos, as técnicas, as novas tecnologias, a estampa no Brasil, um artigo sobre inspiração para o design e um paralelo entre a estampa como forma de arte. Além de uma entrevista exclusiva com a renomada designer de superfícies e consultora de cores Renata Rubim (jurada do prêmio), que relata a experiência do uso da estampa na moda e o crescimento desse processo.

O projeto tem coordenação executiva e produção da Quattro Projetos, de Porto Alegre, conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura e patrocínio da Lojas Renner.[www.premioestampabrasil.com.br].A exposição vai de 15 de outubro a 02 de novembro, no horário de funcionamento do Shopping Barra. Entrada franca.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira