Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/11/2007 - 10:26

Associação Vaga Lume discute multiplicação das Bibliotecas com representantes da Amazônia em São Paulo

São Paulo – Por meio do Programa Expedição Vaga Lume, a Associação Vaga Lume traz a São Paulo 23 representantes de 19 municípios da Amazônia Legal Brasileira. São técnicos das Secretarias de Educação, professores, bibliotecários e lideranças comunitárias que participarão do Encontro de Agentes Vaga Lume, que tem como objetivo acompanhar as ações desenvolvidas pelas equipes locais de multiplicação da Vaga Lume durante o segundo semestre de 2007. O Encontro acontece de 26 a 28 de novembro, no Hotel Alphavillage, no município de Itu, interior de São Paulo.

Os representantes receberam formação na metodologia de implantação de bibliotecas comunitárias e para formação de mediadores de leitura no Congresso Vaga Lume, realizado em julho passado. O Encontro de Agentes Vaga Lume é uma oportunidade de avaliar o trabalho feito até agora, rever alguns conceitos e planejar os próximos passos para implantação e fortalecimento de bibliotecas em comunidades rurais.

Segundo a presidente da Associação Vaga Lume, Sylvia Guimarães, o Encontro faz parte da nova estratégia do Programa Expedição Vaga Lume, que vai investir cada vez mais na formação de atores locais para multiplicar Bibliotecas Vaga Lume na Amazônia, respeitando sempre as características de cada região.

Programa Expedição Vaga Lume - Desde 2001, a Expedição Vaga Lume tem como objetivo promover o acesso ao livro e à leitura em comunidades rurais da Amazônia Legal Brasileira. Sua metodologia está baseada no tripé Estrutura-Capacitação-Gestão.

A Estrutura fornecida pelo próprio Programa é composta por um acervo de livros novos e mobiliário contendo: Uma estante de madeira certificada da Cikel, confeccionada por internos do Sistema Penal do Pará - SUSIPE, 1 livreira em lona reciclada para expor os livros em sala de aula e 2 tapetes pedagógicos fabricados em palha.

A Capacitação é oferecida a professores da rede pública e lideranças comunitárias. São tratados dois temas principais, o primeiro é a Mediação de Leitura, técnica de origem francesa que trabalha o livro como objeto cultural. O mediador de leitura é aquele que dá voz aos livros, lendo as histórias sem interpretar ou alterar o texto. A mediação de leitura possibilita um aumento do repertório cultural, do imaginário e da linguagem e amplia a visão de mundo dos ouvintes. Outra vertente da capacitação é a valorização das histórias locais, os participantes do curso são convidados a ouvir histórias dos contadores locais e depois produzir um livro artesanal com texto, ilustração etc. Os livros são copiados e distribuídos para os contadores e para a biblioteca da comunidade.

A Gestão é ponto fundamental para a sustentabilidade das bibliotecas comunitárias. Toda a comunidade (crianças, idosos, professores, mães, pais, lideranças) é convidada a discutir sobre o funcionamento da biblioteca (onde ela ficará sediada, quem pode retirar livros, etc.) e a escolher os responsáveis para cuidar da biblioteca. A aproximação da comunidade com a escola é incentivada nestas discussões e também são discutidos aspectos de como conseguir parcerias para fortalecer e ampliar o trabalho. Com isso, a comunidade se apropria deste patrimônio cultural coletivo.

Desde 2001, o programa já distribuiu mais de 50 mil livros novos, capacitou 1.000 mediadores de leitura e formou bibliotecas escolares comunitárias em 82 comunidades rurais de 19 municípios de 9 estados da região da Amazônia Legal Brasileira.

Associação Vaga Lume - ONG que tem como missão promover o desenvolvimento cultural e educacional de comunidades rurais da Amazônia e contribuir com a integração da região amazônia às demais regiões do país. Desde 2001, já recebeu diversos prêmios de reconhecimento nacional como o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente do Ministério do Meio Ambiente e o Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio concedido pelo Governo Federal e PNUD/ONU.

Parceiros - O Programa Expedição Vaga Lume é patrocinado pela Petrobras, Votorantim, Banco da Amazônia e pelos Correios e tem financiamento não-reembolsável do BNDES e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes como Companhia Aérea Oficial. A Guascor do Brasil e a Caixa Econômica Federal são as mantenedoras da Associação Vaga Lume.| Site: www.vagalume.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira