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17/10/2013 - 08:14

Consumo no Sudeste deve atingir R$ 793 bilhões até o fim do ano, aponta Ibope

Alimentação no domicílio é o principal gasto dos moradores da região.

São Paulo – Os gastos com consumo na região Sudeste do país devem chegar a R$ 793 bilhões em 2013, um avanço de 15% em comparação com 2012 e o que equivale a 18% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo o Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência, esse valor também representa metade do total do consumo do país.

Os principais gastos dos moradores da região, que concentra 48% dos domicílios do país, serão com alimentação no domicílio (15%), aquisição de veículos (11%), alimentação fora do domicílio (9%) e material para construção (8%). Também aparecem entre os dez primeiros vestuários e medicamentos, combustível, educação, produtos financeiros e móveis.

Consumo por classes-A classe A, que reúne apenas 3% dos domicílios da região, é uma das mais importantes em volume e distribuição de gastos. Representa 28% de todo o consumo de CDs e DVDs da região e 24% dos gastos com artigos de decoração, que compreende a aquisição de tapetes, almofadas, flores artificiais, cortinas, enfeites para casa, quadros e objetos de arte.

A classe C tem forte participação no consumo de alimentação no domicílio, principalmente mercearia (grãos, massas, temperos, óleos, sal, açúcar, farinha e molhos), carnes, aves e derivados, além de artigos matinais, como cereais, aveia, e chocolate em pó. A classe mais populosa da região, que reúne 54% das famílias do Sudeste, é responsável por consumir 47% da demanda de alimentação no domicílio. Também representa metade (51%) dos gastos na categoria tabaco e acessórios, que engloba cigarro, isqueiro, fumo e outros produtos.

Diferente das demais, as classes D e E têm baixa participação no consumo. O grupo no qual essa classe tem a maior participação é tabaco e acessórios (11% da demanda disponível na região). Na sequência aparecem alimentação no domicílio, medicamentos, calçados infantis e gastos com som, vídeo e TV (aparelhos de televisão, som - inclusive rádio portátil - DVD e videocassete), todos entre 9% e 10%. As classes D e E juntas equivalem a 14% dos domicílios do Sudeste.

.[Fontes: Pyxis Consumo – Versão 2013 - IBOPE Inteligência]. 

O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 51 grupos de produtos.[www.pyxisconsumo.com.br].

O Ibope Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor.

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