Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2013 - 08:26

Não deixe o cartão de crédito se tornar seu pior inimigo

O cartão de crédito é uma ferramenta de pagamento segura e conveniente. Amplia o prazo de pagamento de compras à vista, registra todas as despesas realizadas e substitui o dinheiro vivo pelo plástico, evitando prejuízos em caso de roubo.

No entanto, o cartão de crédito pode se tornar seu pior inimigo se você perder o controle sobre seus recursos e faturas. "Ter o cartão de crédito como aliado ou inimigo é uma questão de escolha. Quem repeita o dinheiro, certamente saberá usá-lo com moderação e consequência", comenta Reinaldo Domingos, escritor e presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin).

Com o apoio dos educadores financeiros Reinaldo Domingos e André Massaro, além da analista da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (ProTeste) Renata Pedro, o portal Prestum preparou uma lista com 10 dicas para que o cartão de crédito seja sempre seu fiel escudeiro:

1. Tenha apenas um cartão de crédito-Se tiver apenas uma fonte mensal de ingressos, tenha apenas um cartão de crédito. Caso conte com ganhos semanais, é possível administrar até três cartões, com datas de fechamento diferentes. Com isso, é possível conseguir até 35 dias para pagar suas contas.

2. Limite máximo de crédito de 50% do salário-O limite do cartão de crédito deverá ser de, no máximo, 50% do seu salário. Isso evitará que você se comprometa com gastos aos quais será impossível fazer frente no futuro.

3. Cuidado com o parcelamento-Evite parcelar suas compras no cartão de crédito. Qualquer tipo de parcelamento, mesmo os de pequeno valor, compromete os próximos meses do orçamento mensal e reduz a possibilidade de gastos futuros.

4. Nunca pague apenas a parcela mínima-Caso perceba que não vai ser possível pagar a fatura completa, faça um empréstimo pessoal com uma taxa de juros que não ultrapasse 3% ao mês e pague sua dívida com a operadora do cartão. Evite ao máximo adquirir uma dívida rotativa com juros exorbitantes – essa é uma das maiores causas de endividamento hoje em dia.

5. Descubra a origem de seu problema financeiro -Caso tenha perdido o controle de suas compras no cartão de crédito, faça uma análise financeira de suas contas e comportamentos para descobrir onde mora o problema: se no consumismo, no excesso de parcelas ou em gastos acima de suas possibilidades. Só assim será possível resolver a questão.

6. Uso consciente do crédito -É preciso ter consciência na hora de consumir. Sempre pergunte se realmente precisa do que vai comprar, se tem dinheiro para completar a operação e se terá como pagar a fatura total do cartão no vencimento.

7. Contrate um cartão sem anuidade -O uso do cartão de crédito já implica o pagemento de faturas, taxas e compras parceladas. Por isso, sempre negocie com a operadora a isenção da taxa de anuidade. Alguns deles são oferecidos pelos bancos já com esse benefício, sem nenhuma taxa de manutenção.

8. Informe-se sobre os benefícios disponíveis -O cartão de crédito, além de ser um meio de pagamento, pode oferecer também todo um mundo de benefícios. Busque informações sobre prêmios ou milhagens e aproveite o potencial que o produto oferece.

9. Compare taxas antes da contratação-Antes de obter um cartão de crédito, defina a maneira como vai utilizá-lo e procure os produtos que mais se encaixem nas suas necessidades. Em seguida, compare as taxas e os benefícios que possuem para, então, fazer a sua escolha.

10. Não empreste seu cartão-Não deixe ninguém usar seu cartão de crédito e pense duas vezes antes de incluir pessoas - familiares ou amigos - como adicionais. Essas duas práticas podem trazer dores de cabeça na hora do pagamento da fatura, destruir amizades e ainda gerar problemas financeiros de longo prazo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira